Hhhhhhh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO


A expansão da indústria hoteleira no Brasil tem atingido patamares notáveis desde de meados da década de 90. Através de dados pode-se evidenciar que em duas décadas o número de unidades habitacionais aumentou em 10 vezes apenas na cidade de São Paulo. Fatos como este não deixam dúvidas de que o setor merece um olhar mais cuidadoso sobre seus aspectos de expansão, efeitoseconômicos e de sustentabilidade, principalmente nos grandes centros, pois o crescimento apenas se consolida quando é possível sua manutenção ao longo do tempo.
Decorrente dessa ascensão, que até 2007, projeta um crescimento na ordem de 3 a 4% ao ano e investimentos em novos empreendimentos acima 2 bilhões de reais, faz-se indispensável pensar sob os aspectos estratégicos que envolvem a indústriahoteleira: ambiente macroeconômico, mão de obra, concorrência, fornecedores, tecnologia, sistemas de gestão, entre outros aspectos fundamentais para a manutenção desse mega-negócio, cujos impactos são representativos para o turismo e para o desenvolvimento de várias regiões do país.

Portanto, a visibilidade da gestão estratégica é fator decisivo para o futuro da indústria hoteleira nacional. Omercado tem se demonstrado promissor, conforme indicam os dados da OMT (Organização Mundial do Turismo). O Brasil avançou, em 8 anos, da 43ª para 29ª posição no ranking internacional de destinos turísticos. Entretanto, mesmo com o esse avanço na entrada de turistas estrangeiros e ascensão do turismo de negócios, os números não são suficientes para refletir, diretamente, a melhoria de taxas de ocupação,ao longo do tempo, frente, à oferta de unidades habitacionais disponíveis, inclusive, registrando o fechamento de 26 hotéis no centro de São Paulo nos três últimos anos. E, vislumbrando tal cenário de crescimento da indústria hoteleira versus a demanda de hóspedes é que se faz necessário esboçar cenários sob o ponto de vista de rumos já percorridos, perspectivas e estratégias para o negócio dahotelaria nacional.


2 - TERMOS E DEFINIÇÕES

Cultura organizacional – é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu, ou desenvolveu, ao aprender a lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir com relação aesses problemas (SCHEIN, apud FLEURY, 1995).


Competência – conjunto de qualidades e características desenvolvidas para atingir continuadamente os resultados de uma empresa.
Estratégia competitiva – definição de metas e objetivos, levando-se em conta recursos disponíveis, condições e desafios ambientais, busca de posição lucrativa e sustentável em longo prazo (ARAUJO, 2001).
Gestãoestratégica – processo contínuo de integração da estrutura da empresa ao meio ambiente a partir de análise do mercado, estabelecimento de diretrizes, formulação, implementação e controle de ações estratégicas.
Processo – conjunto de atividades ordenadas com vistas a um resultado pré-determinado.
Vantagem competitiva – modo pelo qual as organizações se capacitam a enfrentar os desafios competitivos do seuambiente (ARAUJO, 2001).

3 - A HOTELARIA NACIONAL

Conforme dados históricos, a hotelaria no Brasil teve origem nas hospedarias pertencentes aos portugueses, sendo que na maior parte das vezes localizadas na moradia dos proprietários. As primeiras instalações hoteleiras foram fortemente influenciadas pelos modelos europeus e, posteriormente, norte-americanos.
O primeiro hotel de classeinternacional foi inaugurado em 1816, no Rio de Janeiro, porém uma idéia restrita da expansão da hotelaria brasileira começa a partir de meado século XIX, quando as principais cidades ganharam elegantes hotéis.
A instalação dos grandes hotéis nas capitais e nas estâncias hidrominerais acontece a partir da década de 30, sendo que o principal apelo de ocupação era promovido pelos cassinos que...
tracking img