hgfjhghghg

1837 palavras 8 páginas
Realismo: conceito

É um movimento literário surgido na América do Sul em meados do século XX, que se caracteriza pela introdução de elementos fantásticos a meio de uma narrativa realista. O escritor colombiano Gabriel García Márquez é um dos precursores do realismo mágico.
Realismo, por fim, é qualquer opinião ou doutrina favorável à monarquia (aos reis): “Durante a época colonial, as forças do realismo confrontavam-se em sangrentas batalhas aos movimentos independentistas da América Latina”.

Naturalismo: conceito

O Naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva. No Naturalismo usam-se as leis da natureza para explicar os mistérios do mundo e do homem, tanto em sua vida social quanto biológica, o homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais. Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, (bla bla bla) além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente. As obras retratam a realidade de forma ainda mais objetiva e fiel do que no realismo. Por isso, o naturalismo é considerado uma radicalização desse movimento. Nas artes plásticas não tem o engajamento ideológico do realismo, mas na literatura e no teatro mantém a preocupação com os problemas sociais.

Parnasianismo: conceito

A poesia que segue os princípios da estética realista chama-se parnasiana. O Parnasianismo recebe esse nome por causa de uma antologia, Parnasse Contemporain, publicada a partir de 1866, na França, essa incluía poema de T. Gautier, de Lecomte de Lisle e outros. Esses poemas revelavam gosto da descrição nítida, metrificação tradicional, preocupação formal e um

Relacionados