Herpetofauna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A herpetofauna é composta por anfíbios e repteis, atualmente, são conhecidas cerca de 5.000 espécies de anfíbios. A maioria das espécies de anfíbios no Brasil foidescrita nos últimos quarenta anos e estima-se que muitas outras ainda sejam desconhecidas (Pimenta etal. 2005). Mais de oitenta por cento da diversidade de herpetofauna ocorre em regiõestropicais (Pough et al. 1998), cujas paisagens naturais estão sendo rapidamente destruídas pela ocupação humana. As intervenções humanas levam a um empobrecimento da estrutura e dadiversidade da vegetação, a conservação da biodiversidade representa um dos maiores desafios dos últimos anos em função do elevado nível de perturbações dos ecossistemas naturais. Segundo(Viana e Pinheiro, 1998) uma das principais conseqüências dessas perturbações é a fragmentação de ecossistemas naturais.
Estes processos, conhecidos como fragmentação de habitats,são considerados atualmente como uma das maiores ameaças à biodiversidade (Pires ET al. 2006). Eles também são expostos aos efeitos da poluição do solo e da água por contaminanteslocais, como agrotóxicos, ou trazidos pelo vento e chuva a partir de grandes centros.
Para este estudo foi selecionado um local com predominância de vegetação nativa no caso o cerrado.Para amostrar a herpetofauna local, foi instalada uma armadilha de queda (pitfall) com cerca-guia (drift fence), com quatro baldes (20 litros), enterrada de modo que suas aberturasficassem no nível do solo, e distanciados seis metros entre si. As bordas dos baldes foram interligadas por cerca-guia de lona plástica preta com um metro de altura, sustentadas por estacasde madeira, para direcionar os répteis e anfíbios a caírem nos baldes.
Objetivo do trabalho era a captura de repteis, anfíbios, e pequenos roedores, para o estudo da herpetofauna.
tracking img