Herpes genital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O herpes genital é uma doença infectocontagiosa sujeita a recidivas, tendo como agente etiológico duas cepas diferentes do vírus herpes simples (HSV), o tipo 1 (HSV-1) e o tipo 2 (HSV-2). A grande maioria dos casos de herpes genital é causada pelo HSV-2, embora a prevalência do HSV-1 esteja em ascensão, principalmente na população jovem e devido à prática de sexo oral. Amanifestação clínica pode ser primária ou recorrente, esta última acontecendo por reativação viral. O diagnóstico é feito pelas características clínicas associadas às confirmações laboratoriais da infecção. Diversos estudos clínicos e epidemiológicos demonstram a sinergia entre herpes genital e aids. Na gravidez, a grande preocupação acerca da infecção pelo HSV refere-se à morbidade e à mortalidadeassociadas à infecção neonatal. Atualmente não existe nenhum tratamento eficaz na cura do herpes genital, mas alguns medicamentos antivirais são capazes de diminuir o tempo da doença e prevenir as erupções. A maioria dos esforços para combater a infecção herpética genital concentrasse no desenvolvimento de vacinas.

1. O HERPES

O HSV é um DNA-vírus, termolábil, sensível a éter, fenol e formol,sendo parcialmente inativado pela radiação ultravioleta, porém resiste bem ao resfriamento. Possui grandes dimensões (150-250 nm) e apresenta quatro componentes básicos: a membrana lipídica mais externa (envelope), o capsídeo icosaédrico que envolve a estrutura helicoidal de DNA em dupla hélice, que por sua vez é circundada por uma substância amorfa (tegumento). O DNA dos herpesvírus é compostoprincipalmente por bases pirimidínicas, fato que aumenta a estabilidade do genoma viral. Neste envelope, que é derivado das membranas celulares das células previamente infectadas, expressam-se, integralmente, as glicoproteínas de superfície próprias dos herpesvírus. Além disto, a replicação do DNA viral (genoma viral) e do capsídeo ocorre dentro do núcleo da célula infectada.
A própria carioteca,estruturalmente modificada, participa da formação do envelope viral. Todos os herpesvírus apresentam um padrão arquitetural similar e produzem um grande número de enzimas, capazes de agir no metabolismo dos ácidos nucleicos e no processamento proteico celular (timidina cinase, DNA polimerase, helicase, ribonucleotídeo redutase). O vírus herpes simples pertence à família Hespesviridae e à subfamíliaalfa-Herpesvirinae, cujos membros acometem um espectro de hospedeiros muito amplo, apresentando ciclo reprodutivo curto, crescimento rápido em cultura de células e efeito citopático muito eficiente da célula infectada. Contém os gêneros Simplexvirus e Varicellovirus englobando, além do HSV-1 e do HSV-2, o vírus varicela-zoster. Estes vírus são filogeneticamente semelhantes, mas apresentamdiferenças genotípicas bem definidas.
Produzem uma primoinfecção aguda, seguida da latência viral nos gânglios sensoriais com episódios de recidiva de características variadas, sempre acompanhada da destruição irreversível da célula hospedeira infectada. O HSV encontra-se disseminado na natureza, infectando os
mais diversos grupos humanos. Tem como principal característica biológica a capacidade delatência no tecido nervoso (gânglios sensitivos), transformando o portador do HSV em um potencial propagador da moléstia durante os períodos de reativação da doença e da viremia.

2. TRANSMISSÃO

A transmissão ocorre predominantemente pelo contato sexual (inclusive orogenital), podendo também ser transmitido da mãe para o filho durante o parto. Em muitos casos, a fonte de contaminação não édefinida. O contato com lesões ulceradas ou vesiculadas é a via mais comum, mas a transmissão também pode ocorrer através do paciente assintomático. Pode também haver ainda a autoinoculação. A ocorrência de transmissão em períodos assintomáticos é inegável, sendo mais comum nos 3 primeiros meses após a doença primária por HSV-2, na ausência de anticorpos contra o HSV-1. Reinfecção por diferentes...
tracking img