Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BEHAVIORISMO METODOLÓGICO:
John Watson é comumente apontado como fundador do movimento a que chamou Behaviorismo.  Influenciado pelos modelos científicos  que enfatizavam fortemente a obtenção dedados objetivos sobre seus objetos e a produção de conhecimento experimentalmente  comprovável, propôs que a Psicologia passasse a  se ocupar do comportamento (behavior, em inglês): Por que não fazemosdaquilo que podemos observar, o corpo de estudo da Psicologia? (Watson, 1913).
Em substituição ao método introspectivo, Watson  defendia  que a psicologia deveria se limitar a dados objetivos emensuráveis. Contrariamente ao que ocorria com a experiência privada do indivíduo que só podia ser revelada através da introspecção, o comportamento permitia a observação pública e a medição objetiva.Privilegiando, assim, a observação consensual (isto é, a observação que pode ser comprovada por pelo menos duas pessoas) Watson estabeleceu  um critério que definia o que poderia vir a ser estudado pelapsicologia: apenas o observável.
Seguindo a visão mecanicista da época, derivada da física newtoniana, segundo a qual todo fenômeno tem uma causa e negando-se a estudar a mente humana, que não podeser diretamente observada,  Watson foi buscar as variáveis responsáveis pela determinação do comportamento fora do organismo.
Para Watson, o comportamento era produto da ação de variáveis externasantecedentes. Certos estímulos eliciariam determinadas respostas, geneticamente programadas, em resultado na evolução das espécies, ou estabelecidas através da formação de hábitos (condicionamentoclássico). Watson entendia que o repertório comportamental de um organismo era resultado da ação do ambiente sobre estas estruturas reflexas hereditárias. A resposta condicionada era vista como a menorunidade do comportamento, a partir da qual cadeias complexas seriam originadas pela interligação de reflexos simples. Esquematicamente, podemos grafar o modelo compreensivo de Watson como E ⋄ R...
tracking img