Hermeneutica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REDE DE ENSINO DOCTUM - FUNCEC |
Trabalho de Hermenêutica - Tenório |
Curso de Direito |
|
CHRISTIAN LUCAS, JORGE LUIZ BARBOSA, KELLY MAYRA, MARIA GORETE, RENATA SOUZA, RODRIGO FERREIRA, STEPHANIE DA CONCEIÇÃO |
20/3/2013 |

Escola da Livre Investigação Científica: Introdução, conceito, características, conclusão.Escola Sociológica: Introdução, conceito, características,conclusão.Escola do Direito Livre: Introdução, conceito, características, conclusão.Jurisprudência dos Interesses e Sociológica: Introdução, conceito, características, conclusão. |

Escola de Livre Investigação Científica

Introdução: A Escola de Livre Investigação Científica foi introduzida (criada) pelo jurista francês François Geny. Numa época em que se ensinava o Código Civil Francês – depois de 1800,nas cadeiras de direito civil, Geny propôs, escolheu, um método de interpretação independente da vontade do legislador.
E assim, procurou demonstrar, sobretudo, que o costume, a tradição doutrinária e a livre investigação científica forneciam ou criavam o complemento de um direito positivo que não era vinculado artificialmente à lei.
Assim nasceu a Escola de Livre Investigação Científica. Em1914 foi publicada uma de suas obras _ Ciência e Técnica em Direito Privado Positivo. Segundo ele “a ciência se serve de todos os procedimentos do conhecimento e se aplica ao dado.”
Dentre outras, figuram como fontes da livre investigação científica, a Sociologia, Filosofia, Economia, Lingüística e Teologia.
Notável crítico ao método de interpretação da exegese de textos legais e regulamentaresfoi o grande introdutor do movimento à livre pesquisa científica dos métodos de interpretação.
Conceito: A Escola de Livre Investigação Científica pode ser conceituada com base no Direito Natural, o qual vai além das leis impostas pelo legislador, e busca métodos de aplicação da justiça, uma vez que este nem sempre consegue por meio dos textos legais esse fim.
Poderia também ser conceituadacomo a busca da norma perfeita, ou seja, aquela que melhor se aplica, ante as necessidades humanas, quão mais individuais e singulares sejam.
Características:
* Estudo e aplicação do Direito Natural – Jus naturalismo:
Esta característica trouxe uma importante discussão entre o Direito Natural e o Positivo.
Teoria que nos remete à obra de grandes estudiosos como: Tomás de Aquino, Hugo Grócio,John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Aristóteles, Platão, dentre outros.
Surgimento dos direitos fundamentais ante ao conservadorismo.

* Iniciação à Norma Jurídica:
A norma – resultado do texto legal, a qual pode ter maior e melhor aplicabilidade ao fato jurídico.

* Contrário ao Direito Positivo (exegese):
Com base no texto legal, contudo, com mais ênfase à interpretação eaplicação justa deste texto.
Questionamento quanto ao positivismo.
Conclusão:
A Escola de Livre Investigação Científica pode ser traduzida como a inicialização ao estudo da Ciência do Direito. Hoje já podemos nos valer legalmente de muitas vertentes do Direito, que sem ela, certamente não seria possível. Nos primórdios a lei era criada e aplicada sempre como instituto de poder.
Ainda persiste o poderaté mesmo por meio da coerção, contudo, existem alternativas na legislação e norma jurídica moderna que nos permite buscar pela justiça, com bases em direitos fundamentais e individuais. Talvez tenha sido esta a maior contribuição da Escola de Livre Investigação Científica.

Escola do Direito Livre

Introdução: Surgiu na Alemanha com o jurista Hermann Kantorowicz, que utilizava pseudônimo deGnaeus Flavius. Esta escola surgiu como uma reação contra o positivismo extremo da escola da exegese, positivismo utilitarista da jurisprudência de interesses.
Conceito: O direito livre não é direito estatal, contido nas leis, mas aquele que está constituído pelas convicções predominantes que regulam o comportamento, em certo lugar e tempo, sobre aquilo que é justo. O juiz deve ouvir o...
tracking img