Heraclito x parmenides

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As opiniões conflitantes de Heráclito e Parmênides sobre a questão do conhecimento geraram um impasse filosófico, que perdurou por algum tempo, até que Platão retomou essa questão e apontou umasolução para tal impasse.

Heráclito é considerado um dos principais representantes do mobilismo, concepção que considera o movimento como realidade natural, ele valoriza as experiências sensíveis.

ParaHeráclito as coisas podem ser comparadas a um rio, que está em constante mutação sendo impossível entrar no mesmo rio mais de uma vez, pois assim como a corrente a passar nós também não seremos maisos mesmos. Afirmava Heráclito, pois:

Não se pode descer duas vezes o mesmo rio nem tocar duas vezes a mesma substância corruptível no mesmo estado, porque ela dispersa-se e reúne-se de novo,aproxima-se e afasta-se pela prontidão e a rapidez das suas mudanças(M. Solovine. Héraclite d’Éphjese. p.69, fragm. 87- citado por Foulquié, 1978, p.12).

Mas existe uma unidade básica que permanece e apartir disso que todas as coisas se formam e se transformam; essa unidade é bem plural, essa unidade também pode ser entendida como um embate entre os opostos, pois até os opostos estão ligados porela, o ser e o não ser estão numa mesma unidade. Por exemplo, um alimento pode ser doce e amargo ao mesmo tempo, dependendo da condição do paladar da pessoa que experimenta.

Entretanto esse conflitonão gera conseqüências negativas, mas sim é ele que mantém o equilíbrio das coisas, porque apesar de opostos eles se completam, alguns exemplos: uma coisa quente vai se tornar fria em algum momento, asaúde só é valorizada por haver a doença que mostra ser bom estar saudável.

Já Parmênides faz parte de outro grupo de filósofos, os monistas, que defendem que há uma única realidade, foi o primeirofilosofo a falar que as experiências dos sentidos são apenas aparências Para Parmênides existe uma distinção entre realidade e aparência, e o movimento é apenas aparência, uma experiência...
tracking img