Hemograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUARDO DE SOUZA ARIANI






























CONSEQUÊNCIAS DA ESTOCAGEM EM AMOSTRAS SANGUÍNEAS





Artigo apresentado à Universidade de Franca, como exigência parcial, para a obtenção do título de Especialização em Análises Clínicas.


Disciplina Especial: Modalidade TCC.Orientação Metodológica: Profa. Ma. Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto Rosa.


















FRANCA

2011

CONSEQUÊNCIAS DA ESTOCAGEM EM AMOSTRAS SANGUÍNEAS



CONSEQUENCES OF STORAGE IN BLOOD SAMPLES



Eduardo de Souza Ariani[1]



RESUMO



O hemograma completo é o principal exame para a avaliação sanguínea dopaciente. A fim de evitar resultados equivocados, é necessário que o biomédico tenha conhecimento das modificações que as amostras podem sofrer durante o período de estocagem. Este artigo avalia as alterações sanguíneas em amostras estocadas em temperatura ambiente e a 4ºC após diferentes períodos de tempo. O sangue foi processado em um contador automatizado e os resultados obtidos foram comparados comos valores referenciais normais. Os resultados do CHCM e da contagem de plaquetas apresentaram alterações significativas para ambas as temperaturas de estocagem. Os valores do hematócrito, do VCM e do RDW também sofreram mudanças em amostras conservadas em temperatura ambiente. Conclui-se que o hemograma produz resultados mais confiáveis se as amostras forem refrigeradas e analisadas em até 25horas após a coleta.



Palavras-chave: hemograma; sangue; alterações sanguíneas; armazenagem de amostras.



ABSTRACT



The complete blood count is the primary test for assessing the patient's blood. To avoid erroneous results, it is necessary that to be aware of the changes that the samples may suffer during the storage period. This article evaluates changes in blood samples storedat room temperature and 4°C after different periods of time. Blood samples were processed in an automated hematology analyzer and results were compared with normal reference values. The results of the MCHC and platelet count showed significant changes for both storage temperatures. The values of hematocrit, MCV and RDW also changed in samples stored at room temperature. Therefore, CBC produces morereliable results when samples are refrigerated and analyzed within 24 hours after collection.



Keywords: blood count (CBC); blood; blood alterations; storage of samples.





INTRODUÇÃO



O hemograma realiza a avaliação hematológica do paciente mediante a análise das principais células encontradas no sangue periférico. Tais células (eritrócitos, leucócitos e plaquetas)constituem a base para todos os tipos de avaliação sanguínea. Portanto, os processos utilizados para a obtenção dos dados analíticos devem ser atentamente observados para garantir maior credibilidade ao resultado do exame, uma vez que a discrepância de valores nos testes sanguíneos pode levar a uma conclusão equivocada sobre a situação clínica do paciente.

Para se evitarem erros nos dados daanálise hematológica é essencial que se atenda às normas de padronização durante a realização de todos os processos que a integram, iniciando-se com preparação do paciente para o período de jejum, que antecede a coleta de sangue. No entanto, é possível ter mais controle sobre as etapas que são desenvolvidas dentro do laboratório sob responsabilidade dos profissionais de saúde.

Após adevida preparação do paciente, a coleta de sangue é feita por venipuntura com o uso de agulhas e seringas, ou a vácuo com a utilização de tubos especiais. Em seguida, o sangue é misturado a um produto anticoagulante, como o EDTA, a heparina e o citrato trissódico. E, embora seja recomendável que a distensão sanguínea seja feita com presteza, muitos laboratórios optam pelo armazenamento das amostras...
tracking img