hematologia

Páginas: 17 (4066 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DISCIPLINA: HEMATOLOGIA CLÍNICA







TIPOS DE ANEMIAS

















Itacoatiara – AM
Novembro de 2014






Tipos de anemia
Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos poderesultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro, como ocorre em crianças durante períodos de crescimento acelerado ou em mulheres durante a gestação e amamentação.
Os principais tipos de anemia são:
1. Anemia da carência de ferro (anemia ferropriva)
2. Anemia das carências de vitamina B12 (anemiaperniciosa) e de ácido fólico
3. Anemia das doenças crônicas
4. Anemias por defeitos genéticos:- anemia falciforme- talassemias- esferocitose- deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase
5. Anemias por destruição periférica aos eritrócitos:- anemias hemolíticas auto-imunes- anemia por fragmentação dos eritrócitos
6. Anemias decorrentes de doenças da medula óssea:- anemia aplástica- leucemias etumores na medula
Anemia Ferropriva
Estima-se que 90% das anemias sejam causadas pela deficiência de ferro.
O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
Nas crianças a principal causa de anemia ferropriva é o aumento da demanda de ferro e sua ingestãoinsuficiente, que ocorre mais freqüentemente nos bebês em aleitamento artificial ou após os seis meses de idade mesmo naqueles que recebem aleitamento materno.
Já nos adultos a causa mais comum de anemia ferropriva é a perda crônica de sangue, nos homens, mais freqüentemente, pelo trato gastrintestinal e nas mulheres, pelo sangramento menstrual. A causa da anemia deve ser sempre investigada, pois aperda de sangue pode ser desde de uma causa benigna, como por exemplo, o uso de aspirina, até uma causa maligna, como um câncer no intestino. Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos, necessitando-se de exames de sangue laboratoriais para que seja confirmado o diagnóstico de anemia ferropriva. A carência de ferro, mesmo antes de suas manifestações hematológicas, provoca umacometimento sistêmico com repercussões na imunidade e resistência a infecções, na capacidade para o trabalho e no desenvolvimento neuropsicomotor. O resultado indesejável da deficiência de ferro na infância poderá repercutir negativamente no desenvolvimento escolar e, tardiamente, na inserção do indivíduo no mercado de trabalho.
Outra forma eficaz de prevenir a anemia ferropriva, além da dieta adequada,é o uso do ferro profilático. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de 1mg ∕Kg ∕dia de ferro elementar desde o início do desmame até o término do segundo ano de vida para os recém-nascidos nascidos a termo, e 2mg ∕Kg ∕dia, a partir do 30o dia de vida, por 2 meses para os recém-nascidos prematuros ou de baixo peso e, depois, inicia-se o esquema proposto para as crianças a termo. Asmulheres grávidas também devem fazer uso profilaxia da anemia ferropriva a partir da 16o semana de gravidez através da ingestão de 30 a 40 mg de ferro elementar, que corresponde a 200 mg de sulfato ferroso por dia.
Diagnóstico da Anemia Ferropriva
O diagnóstico da anemia ferropriva é feito através de exames laboratoriais como o hemograma, onde devem ser avaliadas especificamente a hemoglobina e aferritina. É considerado anemia quando hemoglobina é menor que:
11g/dl para mulheres grávidas e crianças entre os 6 meses e os 6 anos de idade,
12g/dl para mulheres adultas e
13g/dl para homens adultos

Tratamentos da anemia ferropriva
Uma vez instalada a anemia ferropriva, deve-se corrigir o déficit e repor os estoques de ferro através do uso de ferro medicamentoso e, em caso de perda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hematologia
  • hematologia
  • hematologia
  • Hematologia
  • Hematologia
  • Hematologia
  • hematologia
  • Hematologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!