Hematologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE BIOMEDICINA
DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA

ANTICOAGULANTES E CORANTES USADOS EM HEMATOLOGIA.






INTRODUÇÃO

Na hematologia os corantes para esfregaços sanguíneos, também chamados de pancrônicos, são uma mistura de corantes neutras, dependentes do pH da solução corante, que em condições apropriadas coram os componentes nucleares e citoplasmáticos dosleucócitos,com predominância de tons vermelhos (quando ácidos) e azulados diversos (quando básicos). A coloração das células diferencia em detalhes as estruturas nucleares e citoplasmáticas, permitindo a avaliação do tamanho das células, a relação núcleo/citoplasma, a forma do núcleo, a presença de nucléolos, o padrão da cromatina e a coloração do citoplasma, a presença de granulação, vacúolos e outrasalterações morfológicas.
A anticoagulação é a inibição terapêutica controlada da coagulação do sangue por meio de medicamentos apropriados (isto é, anticoagulantes). Alguns anticoagulantes se prestam melhor à hematologia pelas suas propriedades conservadoras da morfologia celular e dos componentes do plasma, especialmente os fatores da coagulação.

OBJETIVOS

No trabalho será adentradoaos assuntos que se referem a corantes usados em hematologia. Em nível de esclarecimento vamos relembrar aqui um pouco do significado de hematologia, que nos remete ao ramo da biomedicina que ira estudar o sangue e os elementos figurados do sangue como as hemácias os leucócitos e plaquetas. O consequente estudo da hematologia nos levara aos elementos propostos neste trabalho que são osanticoagulantes substancias essas que evitam com que o sangue coagule e retardam sua deteriorização, e como sabemos existem diversos anticoagulantes de uso laboratorial, mas somente alguns devem ser utilizados na hematologia. São pelas suas propriedades que são conservadoras da morfologia celular e também dos componentes de plasma, neste trabalho traremos em foco a parte dos anticoagulantes.TIPOS DE ANTICOAGULANTES

Algumas substâncias podem impedir a coagulação do sangue após a sua retirada do interior dos vasos sanguíneos, embora não tenham essa propriedade quando administradas aos indivíduos. Essas substâncias são chamadas de anticoagulantes “in vitro”. Esses anticoagulantes são utilizados pelos hemocentros, para impedir a coagulação do sangue coletado nas bolsas plásticas,para as transfusões. São compostos químicos conhecidos como agentes Quelantes , ou seja, agentes que retiram o cálcio do sangue, mediante reação química. Os agentes quelantes mais comuns são o EDTA (edata-nil cálcio-dissódico), fora de uso na atualidade, o ACD (mistura de ácido cítrico, citrato de sódio e dextrose), oCPD (citrato, fosfato e dextrose) e o CPDA-1 (citrato, fosfato, dextrose eadenina).As substâncias ou misturas quelantes, reagem com o cálcio ionizado do sangue formando sais fixos de cálcio.Este mecanismo impede a ação do cálcio (Fator IV) na conversão da protrombina em trombina, nas reações davia comum da coagulação e, desse modo, a cascata da coagulação não se completa. Esta é, praticamente, a única aplicação dos anticoagulantes “in vitro”.As substâncias que quandoadministradas aos indivíduos impedem a formação de coágulos no interior do sistema circulatório, são os anticoagulantes “in vivo”. Estes anticoagulantes são os mais importantes na prevenção e no tratamento das tromboses e embolias. São a heparina e os compostos cumarínicos. A heparina é administrada por via venosa e promove um efeito imediato, cuja duração oscila entre quatro e seis horas. Os cumarínicos sãoadministrados por via oral. Seu efeito é lento; surge após 48 a 72 horas e desaparece após 3 a 4 dias.


EDTA

O EDTA é utilizado para contagens de células sanguíneas. É semelhante aos oxalatos para a determinação do hematócrito, e superior a eles para os estudos morfológicos, porque os artefatos aparecem mais lentamente e só após uma espera prolongada. Extensões aceitáveis...
tracking img