Heliocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em astronomia, heliocentrismo é a teoria que o Sol está estacionário no centro do universo. A palavra vem do grego (ήλιος Helios = sol e κέντρον kentron = centro). Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro. Apesar das discussões da possibilidade do heliocentrismo datarem da antiguidade clássica, somente 1800 anos mais tarde, no século XVI, que omatemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico apresentou um modelo matemático preditivo completo de um sistema heliocêntrico, que mais tarde foi elaborado e expandido por Johannes Kepler.

Índice [esconder]
1 Desenvolvimento do heliocentrismo
1.1 Discussões filosóficas
1.1.1 Índia Antiga
1.1.2 Grécia Antiga
1.1.3 Mundo Católico
1.1.4 Oriente Médio
1.1.5 Europa Medieval
1.2 Astronomiamatemática
1.2.1 Índia Medieval
1.2.2 Oriente Médio
1.2.3 Europa Renascentista
1.3 Reações religiosas ao heliocentrismo copernicano
2 A visão da ciência moderna
2.1 Uso moderno de geocêntrico e heliocêntrico
3 Ver também
4 Referências
[editar]Desenvolvimento do heliocentrismo



Heliocentrismo (painel inferior) em comparação com o modelo geocêntrico (painel superior)
Para qualquerum que se coloque em pé e observe o céu, parece claro que a Terra permanece em seu lugar enquanto que tudo no céu nasce e se põe ou dá a volta uma vez por dia. Observações feitas por tempos mais longos apresentam movimentos mais complicados. O Sol descreve um círculo lentamente pelo curso de um ano, os planetas possuem movimentos similares, mas algumas vezes eles movem-se na direção oposta, em ummovimento retrógrado.

Conforme aumentou a compreensão destes movimentos, eles exigiam descrições cada vez mais elaboradas, a mais famosa foi o sistema ptolomaico, formulado no século II, que, apesar de considerado incorreto atualmente, ainda servia para calcular a posição correta dos planetas com um grau moderado de precisão, apesar da exigência de Ptolomeu que epiciclos não fossem excêntricoscausassem problemas desnecessários para os movimentos de Marte e especialmente Mercúrio. O próprio ptolomeu, em seu Almagesto, apontou que qualquer modelo para descrever o movimento dos planetas era apenas um dispositivo matemático e, como não havia forma de saber qual era verdadeiro, o modelo mais simples que obtivesse os números corretos deveria ser usado; entretanto, ele mesmo escolheu o modelogeocêntrico epicíclico e em seu trabalho principal, "Hipótese Planetária", tratou seus modelos como suficientemente reais para que as distâncias da Lua, Sol, planetas e estrelas fossem determináveis tratando as esferas celestiais das órbitas como realidades contíguas. Isto fazia com que a distância das estrelas fosse menor que 20 unidades astronômicas[1]—um retrocesso na ciência já que o esquemaheliocêntrico de Aristarco de Samos já havia, séculos antes, necessariamente colocado as estrelas a pelo menos duas ordens de magnitude mais distantes.

[editar]Discussões filosóficas
Argumentos filosóficos do heliocentrismo envolvem declarações genéricas de que o Sol, orbitado por alguns ou todos os planetas, está no centro do Universo, e os argumentos que sustentam essas alegações. Essasideias podem ser encontradas em textos sânscritos, gregos, árabes e latinos. Poucas destas fontes originais, entretanto, desenvolveram alguma técnica para calcular qualquer consequência observacional de suas ideias heliocêntricas.

[editar]Índia Antiga
Veja Astronomia indiana
De acordo com Dick Teresi, os primeiros traços da ideia contra-intuitiva de que era a Terra que estava se movendo e que oSol estava no centro do sistema solar são encontrados em textos védicos e pós-védicos[2][3] como o Shatapatha Brahmana, que tinha, de acordo com Subhash Kak:

"O sol está estacionado pela eternidade, no meio do dia. [...] Do sol, que está sempre em um e o mesmo lugar, não há nem nascer nem poente."[4]

A interpretação de Kak é que isto significa que o Sol está estacionário, portanto a Terra...
tracking img