Heliocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nicolau Copérnico nasceu a 19 de Fevereiro de 1473 em Torun na Polónia e desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador jurista,astrólogo e médico. Estudou na Universidade de Cracóvia, mais tarde estuda direito canónico em Bolonha e durante o desenvolvimento desta teoria tinha deveres administrativos e economicistas naPolónia.
É impossível saber em que data começou a desenvolver esta teoria, é provável que ele a tenha adoptado depois de 1500. Poderá dizer-se que terá sido por volta de 1508 quando surgiu o seu interessena determinação nas posições planetárias.
Entre 1510 e 1514 escreveu um ensaio que ficou conhecido como “Commentariolus” que introduzia a sua nova ideia sobre cosmologia. Em 1539 um jovemmatemático chamado Rheticus juntou-se a Copérnico no seu estudo. Este publicou uma introdução às ideias de Copérnico mas mais importante que isso convenceu Copérnico a publicar “on the revolutions”, sendo esteimpresso no ano em que faleceu.
A sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariava a que era até então aceite pela igreja católica, denominada de teoriaGeocêntrica (considerava a Terra como o centro e o Sol a girar em torno dela) defendida por Ptolomeu e Aristóteles.

A teoria do modelo heliocêntrico, a maior teoria de Copérnico, foi publicada no seulivro, De revolutionibus orbium coelestium ("Da revolução de esferas celestes"), durante o ano de sua morte, 1543. Apesar disso, ele já tinha desenvolvido a sua teoria algumas décadas antes.
O livromarcou o começo de uma mudança de um universo geocêntrico, ou antropocêntrico, com a Terra no centro. Copérnico acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em torno doSol, fixo todo ano e que girava em torno do seu eixo todo o dia. Ele chegou a essa correcta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios correctamente, através da...
tracking img