Hegel e jean jacques rosseau concepcao filosofica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hegel foi um dos criadores do idealismo alemão. Seu cômputo historicista e idealista da realidade como uma Filosofia europeia completamente revolucionada denota que foi, de fato, um importanteprecursor da Filosofia continental e do marxismo.

Hegel desenvolveu uma estrutura filosófica abrangente (ou "sistema") do Idealismo Absoluto a fim de referir, mediante um modo integrado e desenvolvido, arelação entre mente e natureza, sujeito e objeto do conhecimento, psicologia, Estado, história, arte, religião e filosofia. Particularmente, ele desenvolveu o conceito de que a mente (ou espírito) –"Geist" – manifesta-se em um conjunto de contradições e oposições que, ultimamente, integram-se e se unem, sem eliminar qualquer dos polos ou reduzir um ao outro. Exemplos de tais contradições incluemaqueles entre natureza e liberdade e entre imanência e transcendência. Suas concepções influentes são de lógica especulativa ou "dialética", "idealismo absoluto", "Espírito", negatividade, "Aufheben"/ "Aufhebung" ('sublimação', 'levantar', 'abolir', 'transcender', 'preservar'), dialética "Senhor/Escravo", "vida ética" e importância da história.

Sistema hegeliano: "O que Schelling haviacomeçado esforçando-se por conciliar o eu e o não-eu na Natureza e no Absoluto, Hegel levou-o a cabo plenamente. Permanecendo, aliás, puro idealista e, neste sentido, subjectivista, constrói um sistema maisobjectivo no qual a consciência ou o eu se encontra mais no seu lugar, já não ao centro, mas num momento da evolução universal: Novo ensaio para justificar a solução panteísta do problema filosófico,(...) o sistema demonstra-se desenvolvendo-se. Mas importa primeiro apreender exactamente o sentido do princípio fundamental que é a alma de todas as deduções e lhes constitui a unidade profunda;veremos depois a aplicação em um tríplice domínio: lógico e ontológico; – físico, – moral e religioso". [1]

Hegel propõe um grande sistema filosófico em que o mundo, como Espírito, se encontraria em...
tracking img