Plano de aula ensino medio - geogebra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dados de Identificação MODELO DE PLANO DE AULA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Professor: Jose Donizete Ferreira dos Santos. Disciplina: Matemática. Turma: 1ªA. Tema / Conteúdo: reconsiderar habilidades avaliadas conforme “desafio do SARESP”: Representar pares ordenados e pontos no plano cartesiano1, Conceitos de retas paralelas, perpendiculares e ângulos retos2.

Tempoprevisto: 4 aulas de 50 minutos cada.

Objetivos
Objetivo Geral: este item fica subdividido em: 1. Objetivos pedagógicos: voltados aos conteúdos curriculares matemáticos, conforme PCNs, este plano de aula tem o objetivo de contemplar conhecimentos não compreendidos no que se refere a figuras inseridas no plano cartesiano e em inserir pontos no mesmo através de coordenadas; 2. Objetivos para reflexão ecapacitação: voltados a fazer alunos compreender de forma mais holística de como a geometria pode ser compreendida, unindo vários conceitos e multiplicar estes conhecimentos a seus pares, conforme proposta do projeto “Desafio do SARESP” – lançado em 22/ago/2012, na diretoria Guarulhos Norte. 3. Objetivos conclusivos para alunos multiplicadores: conforme orientação do projeto “Desafio do SARESP”,destes encontros ao menos um (ou mais) alunos poderão participar como multiplicadores deste projeto, mas o foco deste encontro e desenvolvimento em si, na resolução desta habilidade avaliada em particular, é demonstrar que o universo de respostas pode ser covalente, mas saber qual é aquela que abrange todo conteúdo, como na teoria dos conjuntos já aprendida, é a melhor resposta – e também verificarse não existem lacunas na resposta. 4. Objetivos com relação à programação da D.E.: foi elaborado um projeto onde há programação onde a intenção da diretoria de ensino Guarulhos Norte é capacitar jovens para que sejam protagonistas de ações reflexivas sobre a importância do SARESP com
1

Habilidade em identificar pontos no plano cartesiano está prevista conforme documento “Avaliação daAprendizagem em Processo”, matriz de referência para a avaliação diagnóstica de matemática 1ªsérie do EM - pag. 7.
2

Retas paralelas faz parte do conteúdo proposto para o trabalho no ensino de matemática no ciclo 4 do ensino fundamental, conforme PCN.

relação a turma. Não cabe neste plano expor o projeto, mas trabalhar uma das questões, ampliar seus conceitos, dinamizar sua forma de resolução,verificar formas e conceitos, enfim, diagnosticar e prognosticar as causas e maneiras de se trabalhar um dado tema, é parte importante de se despertar interesse por algum assunto de maneira mais empolgante. Isto comentando pelo prisma do projeto, sem perder o foco dos saberes do ensino matemático, que em nenhum momento ficou em segundo plano. A seguir, a questão do SARESP que originou este trabalho:Objetivo Específico: através da ferramenta geogebra4 – software matemático, rever: a. Conceitos de pares ordenados no sistema de coordenadas no plano cartesiano; b. Pontos, retas paralelas e perpendiculares, ângulo reto; c. Polígonos: quadrado é um caso particular de retângulo, que é um caso particular de paralelograma que é um polígono com quatro lados: unir os saberes de conhecimento econceituação adquiridos no Ensino Fundamental.

Procedimento: Após a leitura das etapas que estão registradas a seguir, são mostradas figuras ilustrando de como o geogebra4, fornece visual alternativo para verificar os conteúdos não compreendidos da formatação geométrica contemplando os mesmos conteúdos vistos e não compreendidos, passo a passo.

Etapa 1: traçar retas paralelas e verificar averdade. 1. Representar os pontos dos pares ordenados conforme exercício H20: P, Q, T, V. 2. Traçar duas retas (não segmentos) – pois assim é possível verificar a veracidade de propriedade pelo geogebra de paralelismo: pontos (Q, T) e (P, V). 3. Através do geogebra verificar se as retas são paralelas - pode ser feita pela relação entre dois objetos, que é a prova cabal do paralelismo. 4. Traçar duas...
tracking img