Hd e ssd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Drives SSD têm futuro “nebuloso”
Novas investigações sobre a tecnologia dizem que conforme as dimensões dos circuitos diminuem, o desempenho das drives tende a reduzir-se.
Com a redução das dimensões dos circuitos das drives SSD baseadas em memória flash NAND o seu desempenho cai drasticamente. Neste contexto, a tecnologia pode estar condenada, segundo projecções de uma nova investigação daUniversidade da Califórnia.
Na décima conferência Usenix – sobre tecnologias de armazenamento – a investigadora Laura Grupp defendeu que o aumento da densidade de memória flash NAND eleva a latência de leitura e de registo, e o número de erros de dados. Enquanto a densidade de SSD cresce e o custo por gigabyte diminui, “tudo o resto sobre a tecnologia está prestes a piorar”, considera Grupp.
“Issotorna nebuloso o futuro das SSD: embora a capacidade crescente das SSD e altas taxas de desempenho de IO as tornem atraentes para muitas aplicações, a redução no desempenho necessária para aumentar a capacidade, e manter sob controlo os custos podem tornar difícil que as SSD sejam uma tecnologia viável para algumas aplicações”, escreve a principal autora do estudo, no artigo da investigação.Grupp, Steven Swanson, diretor do Non-Volatile Systems Laboratory, da universidade, e John Davis da Microsoft Research, testaram 45 diferentes chips de memória flash NAND. O conjunto de componentes variou em tamanho de circuitos, desde os 72 nanómetros (nm) aos 25 nm usados hoje. Os chips foram fornecidos por seis fabricantes.
Os testes efectuados revelam que  as velocidades de registo de páginas numbloco de flash sofria variações dramáticas e previsíveis de latência. Conforme a memória flash NAND se esgotava, as taxas de erro também variam amplamente entre os dispositivos. As drives de um só nível (SLC) NAND foram as melhores nos testes. Enquanto as de múltiplos níveis (MLC) e, em particular, as células de três níveis (TLC) NAND, produziram os piores resultados.
Os investigadores assumiramos resultados empíricos e extrapolaram-nos para um cenário de 2024. Nessa altura os cuircuitos de flash NAND terão apenas 6,5 nanómetros. A latência na leitura e gravação deverá então duplicar nas drives MLC e aumentar mais de 2,5 vezes nas TLC.
Além disso, as taxas de erro deverão aumentar segundo um factor superior a três, segundo os investigadores. “Temos de optar entre ter capacidade ou odesempenho”, disse Grupp.
O grupo usou placas de memória flash com tecnologia PCIe, com velocidades de canal de 400Mbps, e em conformidade com a especificação Open NAND Flash Interface (ONFI). Mas não usou controladores NAND flash usados pelos fornecedores de SSD como a Intel, a OCZ ou a Fusion-io.
Assim, consideram os resultados “optimistas” por não incluírem a latência associada a correções deerros ou a algoritmos de limpeza. Com a redução do tamanho dos circuitos a diferença de desempenho face à dos discos rígidos deverá reduzir-se.
Considerando os retornos decrescentes sobre o desempenho face à capacidade, Grupp considera que tecnologia “não vai ser viável além dos 6,5nm passado”. No entanto, mesmo com flash TLC de 6,5nm, Grupp calcula que as SSD vão continuar a superar os discosrígidos nas taxas de débito: 32 mil IOPS face a 200 IOPS, respectivamente.
http://www.computerworld.com.pt/2012/02/17/drives-ssd-tem-futuro-nebuloso/
Kingston : http://www.kingston.com/br/ssd/v?gclid=CImf-Jbjl7ICFQbonAod8QwAWw
O SSD desponta como uma tecnologia de futuro que promete tomar conta do mercado.
Grandes empresas estão investindo na tecnologia SSD (Solid State Disks) e sugerindo aos seususuários que substituam seus antigos HDs por esses novos HDs que funcionam com ships de memória Flash.
Veja abaixo as informações fornecidas pela Samsung comparando seus dois produtos, um HD convencional e um SSD.

O SSD se mostrou mais rápido ao carregar o sistema operacional.
Ao abrir um arquivo pdf de 25 MB. 4 x 12
Mais resistente às vibrações.
E com melhor consumo de energia....
tracking img