Trabalho hd e ssd lab. hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2040 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LABORATÓRIO DE HARDWARE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

MÉMORIAS HD / SSD

Sumário:

1. Introdução......................................................................................................4

2. Desenvolvimento............................................................................................5

3.Conclusão.....................................................................................................11

4. Referências...................................................................................................12







































1. Introdução



O disco rígido, também chamado de hard disk (o termo em Inglês), HD ou até mesmo de "disco duro" serve comounidade de armazenamento permanente, guardando dados e programas ¹. O SSD (do termo em Inglês Solid-State Drive) chamado em português de unidade de estado sólido ² possui a mesma função do HD, todavia com uma tecnologia diferente, pois o mesmo não possui partes móveis para armazenamento (como o caso do HD que possui um disco) mas possui memória Flash no lugar de disco magnético. Ambos osdispositivos são conectadas por meio de uma porta, sendo ela IDE ou SATA. Este trabalho, mostrará alguns detalhes do funcionamento dos HDs e SSDs, e conhecerá alguns de seus recursos.



























2. Desenvolvimento



2.1. HD (Hard Disk)

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A HD ou disco rígido é um componentefundamental para o bom funcionamento de um computador, seria um dispositivo de armazenamento de dados não volátil (ou seja não se perde os dados salvos após o desligamento do computador),que internamente é composta por um disco com duas camadas chamadas de "Platters", em que a primeira seria conhecida como substrato, uma camada com ligas de alumínio e a segunda seria a camada com compostosmagnéticos para que o "braço", a peça no qual faz a leitura eletromagnética, com agulhas muito pequenas que funcionam como um eletro imã, possam funcionar perfeitamente e em uma boa velocidade.

Os dados são inseridos através de binários (0 e 1),e depois podem ser facilmente sobrepostos, caso delete um arquivo e adicione um novo, tornando algo totalmente prático e com grande durabilidade.

A velocidadeem que ocorre a transmissão, o funcionamento da HD se chama rpm que seria, as rotações por minuto, em média uma HD hoje em dia trabalha de 7000 a 1500 rpm

As primeiras HD, funcionavam com poucos mb's de tamanho, e ocupavam espaços muito grande em salas com gabinetes ainda maiores ,mas hoje em dia é fácil achar uma boa HD com um espaço grande, por exemplo de 320 gigabytes, por apenas 100 ou 150reais, facilitando mais ainda o acesso a tal peça para o hardware do computador.

Mas sendo uma peça com uma grande tecnologia envolvida na funcionabilidade, ela possui um manuseio um tanto delicado, assim não podendo sofrer muitos danos ou impactos, podendo causar erros e até perda de dados, na pior das hipóteses, parar o funcionamento da mesma, um exemplo disso seria o gabinete sofrer umimpacto ou queda durante o funcionamento, fazendo o braço sair do lugar e arranhar o disco magnético, podendo causar danos irreversíveis.

Abaixo um exemplo das peças que foram todas citadas.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.





2.1.1. Comunicação

Quanto a questão de comunicação, ela se comunica com o processador para receber e enviar arquivos, leiturade dados e todos os outros processos que podem ser executados, ela trabalha com uma conexão chamada "interface", que seria o tipo de cabo e conexão estabelecida com a placa mãe, sendo entre eles, existem em ordem de processamento e velocidade, o ata ou IDE,SATA,SCSI e fibra óptica, sendo o SATA o mais vendido e popular de todos, por possuir transferência de dados bem superior e não precisar...
tracking img