hbddf

926 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Disciplina: CIS – 364 – GESTÃO TECNOLÓGICA
Professor: Flávio Sousa
Semestre Letivo: 2014 – 1
Carga horária: 60 horas - aulas

PROGRAMA

1 – Horário: Sexta-feira 19:00 às 23:00h; Sala: PAT - 18

2 – Ementa

Competitividade: definições, dimensões, fatores determinantes e indicadores. Política industrial: processo brasileiro – século XIX e XX. As transformações do século XXI. Grupos industriais no Brasil. Inovação e competitividade na indústria brasileira. Os Programas de competitividade. O BNDES e a modernização da indústria brasileira. Impactos das inovações tecnológicas. A Universidade e a inovação tecnológica. A qualificação dos trabalhadores e gerencial.

3 – Objetivo

A disciplina tem por objetivo proporcionar uma visão geral do desenvolvimento da formação da competitividade brasileira. Apresentar programas que geraram a melhoria do parque industrial brasileiro e sua expansão. O ganhar o mundo contemporâneo.

Evidenciar que as inovações técnicas, organizacionais e institucionais geradas nas últimas décadas, ao facilitarem a montagem e operação de redes e sistemas que operam em cadeia global, aumentaram de forma significativa a amplitude e a velocidade de criação de bens e serviços, informações, valores e símbolos culturais.

4 – Conteúdo Programático

Apresentação e discussão do Programa.
Metodologia do Ensino.

Princípios Introdutórios: aparente controvérsia entre “Leis do mercado versus planejamento de setores produtivos”.
a. As empresas tradicionais – especialistas em planejamento;
b. As políticas de “modernização” e “racionalização” assim como a de “desregulamentação”, “desertalização” e “liberação” preconizadas pelo FMI e Banco Mundial também significam reorientação do uso de recursos, mobilização de fatores racionalização da produção – isto é, imposição de novas formas de planejamento.
A Revolução Industrial e suas consequências: social, econômico, agricultura, costumes, hábitos

Relacionados