Havaianas td mundo usa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Havaianas, todo mundo usa.


A São Paulo Alpargatas S.A. foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser, oriundo da Argentina, em associação com uma indústria inglesa.
Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a empresa - com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. -encontrava o sucesso na venda de seus produtos graças a utilização das sandálias e lonas na produção cafeeira.
Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina. No entanto, em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do gupoCamargo Corrêa, seu maior acionista.
Em 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul.

As Havaianas surgiram em 1962, inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz.
Os japoneses possuem o hábito de tirar os sapatos antes de entrarem em suas casasou casas alheias. Na entrada das casas ficam as famosas “suripas”, chinelinhos próprios para andar dentro de casa.
O solado das Havaianas possui uma textura que reproduz os grãos de arroz, o que a torna inconfundível.


Em 1970, a criação do slogan: “Havaianas. As legítimas” alavancou as vendas do produto e defendia o produto que já estava sendo imitado.
Basta ouvir a frase: “Nãodeformam, não soltam as tiras e não tem cheiro” para lembrar o comercial protagonizado pelo saudoso comediante Chico Anysio nas décadas de 70 e 80.
Em 1994, a estratégia de marketing do produto na TV, exibindo pessoas famosas usando o produto, fixou o slogan “Havaianas, todo mundo usa”.

Em 1997, surgem as havaianas baby. E em 98, aparecem os chinelos verde e amarelo para a Copa. Mas foi no ano de2000 que a marca atinge o público internacional e hoje já pode ser encontrada em mais de 60 países.
Hoje, as Havaianas fazem parte do vestuário feminino e masculino. As pessoas usam Havaianas em shoppings, restaurantes, cinemas, e até em festas chiques.


A empresa acreditou no potencial das mudanças e lançou novos modelos como: uma linha com tiras finas, Havaianas Slim, uma tira só, comsaltinho, que brilha no escuro, que muda de cor no sol, com tiras transparentes, com pingentes e piercings e o mais novo modelo fechado, tipo sapatilha.

A história que vimos brevemente e o texto que lemos nos remete a compreensão de que as sandálias Havaianas tornaram-se um tradicional produto da Alpargatas que é praticamente um símbolo brasileiro.
A alpargatas, visando auxiliar seusdistribuidores a afinar seu processo de compra, aumentando a visibilidade e a disponibilidade dos produtos nas lojas opta por implantar o VMI, em português “Estoque gerido pelo fornecedor”. Esta ação tem como objetivos dar maior celeridade nas encomendas, ter um melhor controle do inventário, obter uma menor flutuação financeira. A ferramenta também possibilita ter informação completa e em tempo real sobreencomendas e inventário para tomada de decisão mais apoiada, e porporciona uma significativa redução de custos de introdução manual dos dados e menos erros.
O objetivo da Alpargatas, ao impantar um plano piloto em três de seus clientes principais é analisar os resultados e extender a experiências aos demais canais de distribuição no Brasil e no exterior, o que já deve ter acontecido,considerando que o texto foi escrito no ano de 2006.
Essa e outras medidas tomadas pela Alpargatas serão o tema de nosso trabalho.
Desenvolvimento
Havaianas: Logística para todo mundo usar.
A produção brasileira do setor calçadista, em volume, é muito concentrada nos calçados de plástico e borracha, com destaque para chinelos de plástico/borracha, que vêm ampliando sua importância na produção nacional...
tracking img