Hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11966 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
5.0

Introdução
 


O sistema operativo (SO) controla quase todas as funcionalidades num computador. Neste capítulo, ficará a conhecer os componentes, as funções e a terminologia relacionados com os sistemas operativos Windows 2000 e Windows XP.
Após completar este capítulo, terá atingido estes objectivos:
Explicar a finalidade de um sistema operativo.
Descrever e comparar sistemasoperativos, incluindo a finalidade, as limitações, assim como as compatibilidades existentes.
Determinar o sistema operativo, com base nas necessidades do cliente.
Instalar um sistema operativo.
Navegar na interface gráfica do utilizador - "graphical user interface" (GUI)
Identificar e aplicar técnicas comuns de manutenção preventiva para os sistemas operativos.
Resolver problemas nos sistemasoperativos.

5.1

Explicação da finalidade de um sistema operativo
 


Todos os computadores dependem de um sistema operativo (SO), de modo a fornecerem a interface para a interacção entre os utilizadores, as aplicações e o hardware. O sistema operativo inicia o computador e gere o sistema de ficheiros. Quase todos os sistemas operativos modernos conseguem suportar mais do que um utilizador,tarefa ou CPU.
Depois de completar esta secção, deverá ter atingido estes objectivos:
Descrever as características dos sistemas operativos modernos.
Explicar os conceitos dos sistemas operativos.

5.1

Explicação da finalidade de um sistema operativo
 
 
5.1.1

Descrição das características dos sistemas operativos modernos
 


Independentemente da dimensão e da complexidade docomputador e do sistema operativo, todos os sistemas operativos desempenham as mesmas quatro funções básicas. Os sistemas operativos controlam o acesso ao hardware, gerem os ficheiros e as pastas, fornecem uma interface do utilizador e gerem as aplicações.
Controlo de Acesso ao Hardware
O sistema operativo gere a interacção entre as aplicações e o hardware. Para aceder e comunicar com o hardware, osistema operativo instala um driver de dispositivo para cada componente do hardware. Um driver de dispositivo é um pequeno programa concebido pelo fabricante do hardware e fornecido com o componente do hardware. Quando se instala o dispositivo de hardware, também se instala o driver de dispositivo, permitindo ao sistema operativo (SO) comunicar com o componente do hardware.
O processo deatribuição de recursos ao sistema e de instalação dos drivers pode ser efectuado através do Plug- and-Play (PnP). O processo PnP foi introduzido no Windows 95 para simplificar a instalação de novo hardware. Todos os sistemas operativos são compatíveis com o PnP. Com o PnP, o sistema operativo detecta, automaticamente, a compatibilidade do hardware com o PnP e instala o driver para o respectivo componente.O sistema operativo configura, então, o dispositivo e actualiza o registo que consiste numa base de dados, contendo toda a informação sobre o computador.
NOTA: O registo contém informação sobre as aplicações, os utilizadores, o hardware, as definições de rede e os tipos de ficheiros.
Gestão de Ficheiros e de Pastas
O sistema operativo cria uma estrutura de ficheiros na unidade de disco rígidopara permitir que os dados sejam armazenados. Um ficheiro é um bloco de dados relacionados, que possui apenas um nome e que é tratado como uma única unidade. Os ficheiros de dados e de programas estão agrupados num directório. Os ficheiros e os directórios estão organizados, de modo a facilitar a sua utilização e a sua transferência. Os directórios podem ser guardados dentro de outros directórios.Estes directórios encaixados uns nos outros são denominados subdirectórios. Nos sistemas operativos do Windows, os directórios são denominados pastas e os subdirectórios são denominados subpastas.
Interface de Utilizador 
O sistema operativo permite, ao utilizador, a interacção com o software e com o hardware. Existem dois tipos de Interface de utilizador:
Interface da Linha de Comandos -...
tracking img