HANDEBOL

1869 palavras 8 páginas
1 – Introdução

Este trabalho consiste em reconhecer as dificuldades que o profissional de educação física encontra para ensinar o Handebol nas escolas para os alunos de ensino fundamental e médio. É um dos esportes coletivos mais praticados na escola, logo atrás de futebol, vôlei e basquete.
O número elevado de estudos realizados desde o início da década de 1980, na área da Educação Física Escolar, foi sinalizado como um indicador de que a Educação Física precisava de mudanças e que, mesmo com os avanços teóricos alcançados pelas reflexões levantadas por esses estudos, a prática da disciplina ainda não era correspondente às propostas apresentadas. As publicações mais recentes mostram preocupação com a necessidade de uma prática educativa mais coerente com a realidade e as peculiaridades humanas.
Buscando uma reflexão mais esclarecida sobre as principais dificuldades presentes nas aulas de Educação Física na escola e de como os professores podem 1supera-las, fizemos um estudo para esclarecer qual a dificuldade de se ensinar um esporte para os alunos do ensino médio e fundamental, como por exemplo, o handebol.
Quais dificuldades o professor encontra para inserir o handebol na escola? Muitos dos alunos não sabem e não se interessam, muito menos tem idéia de como funciona. Podemos dizer que não sabem devido a cultura brasileira, onde de maneira esportiva, tudo está em torno do que a massa quer saber, o futebol. Onde todos pelo menos sabem o básico.

1
2 - Objetivo

Buscar entender a dificuldade que o professor encontra na ministração da aula de handebol de modo que consiga fazer com que os alunos se interessem pelo tema, de modo que ele consiga executar a difícil tarefa de modificar esse cenário, onde os alunos não valorizam a pratica do handebol.

3 – Metodologia

Entrevistas com professores e com alunos do ensino fundamental e médio do estado de São Paulo.
* Questionário professor: 4 professores entrevistados
* Questionário aluno: 10 alunos

Relacionados

  • Relatório de estatistica
    2736 palavras | 11 páginas
  • Estabilidade no prognóstico do perfil de aptidão física de jovens atletas de handebol
    6266 palavras | 26 páginas
  • Jogos Cooperativos e a Pedagogia do Esporte
    40897 palavras | 164 páginas
  • Jogos cooperativos
    37568 palavras | 151 páginas