Hanatomia humana

3479 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO

Atualmente estamos vivendo em mundo temos que ter precaução a tudo por conta disso feito aprofundada pesquisa sobre as características mais especificas dos vírus, bactérias e as doenças por eles causadas. Serão abordadas, também, as formas de prevenção e tratamento dos males causados por todos esses seres microscópicos que podem facilmente dizimar, até mesmo, grandes populações, com as chamadas epidemias. É importante ter uma informação formada sobre elas, para poder ter uma vida mais saudável e fora do alcance dessas doenças.

CATAPORA

Doença
A catapora é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela zoster.

Agente causador (contaminação)

A catapora é altamente contagiosa e é facilmente disseminada de uma pessoa para outra pela respiração, em um ambiente contaminado por pequenas gotas eliminadas pela tosse ou espirros de uma pessoa infectada ou através de contato direto com o líquido de feridas abertas. Uma pessoa que não é imune ao vírus tem 70-80% de chance de ser contaminada se exposta a outra que esteja em um dos estágios iniciais da doença.

Sinais

Em crianças geralmente se inicia como pequenas lesões elevadas que coçam, e evoluem para a formação de pequenas bolhas na barriga, costas e face, e então se espalha para outras áreas do corpo. Dependendo de cada caso, pode haver apenas algumas bolhinhas, ou o corpo inteiro pode estar coberto por algo entre 250 a 500 bolhas.

Sintomas
Estas lesões coçam muito e são desconfortáveis. Algumas crianças também desenvolvem outros sintomas como febre alta, sintomas de gripe, vômitos e diarréia. A maior parte dos adultos que desenvolve catapora apresenta, 48 hrs antes do início do quadro, sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, queda de apetite e dor abdominal. Esta doença é geralmente mais grave em adultos, e pode até matar em casos complicados.
[pic]
Catapora grave em um adulto
[pic]
Catapora grave na face de uma criança
[pic]

Relacionados