Hanatomia humana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atualmente estamos vivendo em mundo temos que ter precaução a tudo por conta disso feito aprofundada pesquisa sobre as características mais especificas dos vírus, bactérias e as doenças por eles causadas. Serão abordadas, também, as formas de prevenção e tratamento dos males causados por todos esses seres microscópicos que podem facilmente dizimar, até mesmo, grandes populações,com as chamadas epidemias. É importante ter uma informação formada sobre elas, para poder ter uma vida mais saudável e fora do alcance dessas doenças.


















CATAPORA

Doença
A catapora é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus varicela zoster.

Agente causador (contaminação)

A catapora é altamente contagiosa e é facilmente disseminada de uma pessoapara outra pela respiração, em um ambiente contaminado por pequenas gotas eliminadas pela tosse ou espirros de uma pessoa infectada ou através de contato direto com o líquido de feridas abertas. Uma pessoa que não é imune ao vírus tem 70-80% de chance de ser contaminada se exposta a outra que esteja em um dos estágios iniciais da doença.

Sinais


Em crianças geralmente se inicia como pequenaslesões elevadas que coçam, e evoluem para a formação de pequenas bolhas na barriga, costas e face, e então se espalha para outras áreas do corpo. Dependendo de cada caso, pode haver apenas algumas bolhinhas, ou o corpo inteiro pode estar coberto por algo entre 250 a 500 bolhas.

Sintomas
Estas lesões coçam muito e são desconfortáveis. Algumas crianças também desenvolvem outros sintomas comofebre alta, sintomas de gripe, vômitos e diarréia. A maior parte dos adultos que desenvolve catapora apresenta, 48 hrs antes do início do quadro, sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, queda de apetite e dor abdominal. Esta doença é geralmente mais grave em adultos, e pode até matar em casos complicados.
[pic]
Catapora grave em um adulto
[pic]
Catapora grave na face de uma criança
[pic]Vesículas (pequenas bolhas), típicas de catapora
Diagnostico
O diagnóstico é feito através do quadro clínico típico, com as lesões vermelhas que evoluem com a formação de pequenas bolhas. Lesões em diferentes estágios usualmente estão presentes. Uma pista para o diagnóstico é a exposição a uma outra pessoa infectada no período de incubação de 10-21 dias.

Tratamento

Para a maior parte dospacientes, apenas tratamento dos sintomas da catapora é necessário. Cortar as unhas das crianças para estas se coçarem menos, antialérgicos e/ou uma loção de calamina podem ajudar.
Tylenol para febre.
O tratamento com aciclovir (agente antiviral) deve ser considerado em pessoas com mais de 12 anos que possuem um risco aumentado de desenvolver uma forma grave de catapora.
Pacientesimunocomprometidos com catapora necessitam de tratamento com aciclovir por via intravenosa. No caso de exposição ao vírus, a imunoglobulina contra varicela pode reduzir a gravidade da doença se administrada em até 96 hrs do contato, mas não a previne totalmente.
A catapora pode atualmente ser prevenida através da vacinação com a vacina do vírus atenuado. Como a doença é auto-limitada, e usualmente nãocomplicada em crianças, há debates se deve ser administrada de forma rotineira. Atualmente esta vacina não faz parte do calendário de vacinação do Brasil.

Prevenção

Uma pessoa com catapora transmite a doença desde 1-2 dias antes do surgimento das lesões até que elas tenham desenvolvido crosta. Isto pode levar 5-10 dias. As crianças devem permanecer afastadas de sua escola ou creche até que esteestágio infeccioso seja ultrapassado. Os adultos com catapora que trabalham com crianças também devem ser afastados do trabalho.
Pode levar 10-21 dias após o contato com uma pessoa infectada para que alguém desenvolva catapora. Devido às complicações graves que podem acontecer em pessoas de imunidade baixa e em mulheres grávidas, estas pessoas devem evitar visitar amigos ou família quando houver...
tracking img