Hamlet e william shakespeare, sob um ponto de vista.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIA DE FREITAS CALÍOPE LEUZINSKI










Hamlet e William Shakespeare,sob um ponto de vista.
Resumo:O objetivo desde artigo é dar uma visão sob o Clássico autor William Shakespeare.Além de discutir,sem a intenção de esgotar as possibilidades,alguns aspectos de sua obra mais complexa: Halmet ,O Príncipe da Dinamarca.Orientador:Prof.David José.



MATINHOS
2012
Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral
Rua Jaguariaíva, 512 - Matinhos/ PR – CEP 83260-000 – Tel. (41) 3511-8300
www.litoral.ufpr.b
“Hamlet” de William Shakespeare.

O autor e sua obra
A obra de William Shakespeare é contemporânea , mesmo tendo sido escrita na passagem do século XVI para o XVII.Atual e com umacomplexidade de sentimentos,assim como a humanidade.O bem da comunidade é o primeiro referencial de todas as obras teatrais shakespeareanas, e não aparece em sua produção nenhum tipo de preconceito ou julgamento mesquinho.Sem jamais voltar-se para lições de moral,o dramaturgo deixa bem claro que o homem é sempre responsável por suas ações e que toda ação tem consequência.Os temas favoritos do talentosoShakespeare aparecem em todas as suas obras:aparência e realidade,justiça e misericórdia,bom e mau governo,verdade do amor e valor da amizade,covardia e traição,egoísmo e generosidade.Em Hamlet, nossa obra escolhida, o autor expõe temas como traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.
Podemos nos perguntar como uma obra escrita a quase quinhentos anos continua tão viva e sendo tãoestudada.A especialista e tradutora Barbara Heliodora sugere uma resposta ao afirmar a capacidade de Shakespeare de “investigar e compreender a fundo os processos do ser humano, tanto na sua condição de indivíduo como de integrante de um grupo social”(HELIODORA,2008).
Ao todo o escritor criou mais de oitocentos personagens (em Hamlet são mais de trinta)e usou 29 mil palavras,ovocabulário mais rico que se tem notícia em autor de língua inglesa.Isso pode ser justificado pois Shakespeare pertencia a um mundo em expansão,um mundo de descobertas,um mundo em que tudo era belo,principalmente o que era humano e terreno.Shakespeare nasceu em um período privilegiado para o teatro.A Renascença,que chega tarde á Inglaterra,as então recentes descobertas do Oriente e das Américas e tudo o queestava acontecendo na ciência e na tecnologia transformaram-se em inquietações e curiosidades,e a William Shakespeare coube o papel de satisfazê-las.
O antecessor de Shakespeare,se assim o podemos dizer,Christopher Marlowe (1564-1593) teria em suas obras “a primeira voz autêntica do Renascimento,do período do novo saber,da nova liberdade,do novo empreendimento,do período da celebração doHomem mais do que Deus”(BURGESS,2006).As antigas restrições da Igreja e as limitações impostas ao conhecimento tinham sido destruídas,era nessa atmosfera que Shakespeare escrevia.

O autor
À respeito da vida Shakespeare,poucos são os dados tidos como comprovados.Ao ler várias biografias do dramaturgo nos deparamos com várias expressões que indicam incerteza,tais como: “ talvez”,“provavelmente” , “ao que parece”,etc.
O que se sabe de fato comprovado é que Shakespeare nasceu em Stratford upon-Avon, na Inglaterra,em 1564.Deixou sua família,a esposa Anne Hathaway e seu três filhos Suzanna e os gêmeos Judith e Hamnet ,morando lá.Seguiu para Londres,onde foi ator e autor de poemas e peças teatrais,e fez sucesso.Voltou á cidade natal muitos anos depois,fez um testamento emorreu em 23 de abril de 1616.
Há especulações que indicam que o “principal objetivo de Shakespeare na vida fosse receber o grau de cavalheiro e não ser um artista, como se suas peças fossem um meio para atingir um objetivo maior(BURGESS,2008). Shakespeare queria aumentar suas posses e engordar o bolso. Na época Elisabetana ,se a pessoa tivesse recebido boa educação e tivesse um bom...
tracking img