Haletos organicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Haletos Orgânicos

Os haletos orgânico são substâncias provenientes de compostos contém átomos dos elementos do grupo VII halogênios , que é a troca de um ou maishidrogênios por halogênio, os Haletos orgânicos são representados por R – X onde X = Cl, Br, F, I. Exemplo:

Podem ser classificados de acordo com o halogênio que está na cadeiacarbônica, também podem se classificar de acordo com o número de átomos de halogênio na molécula.Em química, haletos são compostos derivados dos hidrocarbonetos.
Os haletos sãoaltamente reativos e por isso são empregados como matéria-prima para preparar compostos orgânicos.
Propriedades físicos do Haletos:
Encontram-se em condições ambientes nas fasessólida, líquida ou gasosa;
Na fase líquida são incolores, com alta toxicidade e com cheiro agradável;
São solúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água;
Apresentampontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da massa molecular;

Utilidades

Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos,inseticidas e gás de refrigeração.O haleto mais importante usado como solvente é o CCl4, tetracloreto de carbono, muito tóxico. O BHC de fórmula molecular C6H6Cl6 é usado comoinseticida.O clorofórmio CCl3 foi muito usado como anestésico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, já não é usado para esta finalidade porque é muito tóxico. Os freons CCl3, CCl2F2 emuitos outros eram usados como gás de refrigeração. Com o tempo, descobriu-se que prejudicava o meio ambiente, destruindo a camada de ozônio e foi reduzida a sua produção.O DDT defórmula C14H9Cl5 era um importante inseticida muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Sua produção foi proibida em vários países devido a sua alta toxicidade.
tracking img