Haletos Organicos

Páginas: 7 (1607 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2014
HALETOS ORGÂNICOS
DEFINIÇÃO
Os haletos orgânicos são substâncias provenientes de compostos orgânicos pela troca de um ou mais hidrogênios por um halogênio – F, Cl, Br, I.
NOMENCLATURA
A nomenclatura dos haletos orgânicos, é feita colocando-se a quantidade de halogênios, o nome do halogênio, e por fim, o nome do hidrocarboneto. Se existirem insaturação e ramificações, a numeração da cadeiaprincipal começa o mais próximo da insaturação e não do halogênio.



Alguns exemplos:

PROPRIEDADES
Os haletos orgânicos são altamente reativos e por isso são empregados como matéria-prima para preparar compostos orgânicos. Encontram-se em condições ambientes nas fases sólida, líquida ou gasosa;
• Na fase líquida são incolores, com alta toxicidade e com cheiro agradável;
• Sãosolúveis em solventes orgânicos e insolúveis em água;
• Apresentam pontos de fusão e ebulição crescentes com o aumento da massa molecular;
De acordo com o número de halogênios na molécula, os haletos podem se classificar em monoaletos, dialetos e trialetos.


PRINCIPAIS METODOS DE OBTENÇÃO
Halogenação de Alcanos: A halogenação de um alcano se dá por substituição de um átomo de hidrogêniopor um halogênio, resultando em um haleto de alquila.

Halogenação de anéis aromáticos: o benzeno e outros anéis aromáticos podem ser halogenados, em presença de AlCl3 ou FeCl3 (ácidos de Lewis). À primeira vista, acharíamos que a reação se iniciasse como na trhalogenação de um alceno ou de um cicloalcano: devido a alta reatividade de ligação , esta atacaria o halogênio simplesmente pelaexistência das cargar formais na molécula desse halogênio. No entando, como já vimos, os anéis aromáticos, por serem estruturas ressonantes, possuem reatividade de alcenos e cicloalcenos. Por isso é necessário potencializar essa carga formal do halogênio. Para isso, usa-se, por exemplo, o AlCl3, que age recebendo um par de elétrons de um dos átomos do halogênio.



PRINCIPAIS REAÇÕES
Os haletos dealquila tem um átomo de C que pode reagir com nucleófilos. Eles podem reagir com nucleófilos de duas maneiras: substituição do grupo X pelo nucleófilo ou eliminação de HX para formar um alceno.

UTILIZAÇÃO
Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes, na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. Abaixo temos dois exemplos de sua utilização:
CCl4: Tetracloreto decarbono, o haleto mais importante usado como solvente, muito tóxico.

Tetracloreto de carbono

CCl3: O clorofórmio, muito usado como anestésico desde 1847, na Inglaterra. Hoje, já não é usado para esta finalidade porque é muito tóxico.

Tricloro-metano

TIOCOMPOSTOS
DEFINIÇÃO
Os Tiocompostos são substâncias cujas moléculas são formadas a partir da substituição do oxigênio(O), de moléculas anteriores, pelo enxofre (S). Ou seja, um ou mais átomos de enxofre deslocam um ou mais átomos de oxigênio por causa da semelhança de distribuição eletrônica (ambos possuem 6 elétrons de valência e se encontram na mesma família na tabela periódica). Alguns tiocompostos mais conhecidos são: tióis, tioéteres, tioésteres, tiocetonas e tiofenóis. Eles são análogos respectivamenteaos álcoois, éteres, ésteres, cetonas e fenóis.
NOMENCLATURA


PROPRIEDADES
Praticamente todos os Tioálcoois são muito leves, voláteis e insolúveis em água. Possuem odor característico e são facilmente percebidos, mesmo em pequenas concentrações. São reativos a Mercúrio e outros metais de alta massa molecular, formando compostos cristalinos.
Os Tioéteres, por serem irritantes às mucosas,foram utilizados como gases tóxicos durante a Segunda Guerra Mundial, pois também apresentam alta volatilidade e ação sufocante. Hoje, não possuem ação comercial ou importância significativa.
PRINCIPAIS METODOS DE OBTENÇÃO TIOCOMPOSTOS
Geralmente, a obtenção de Tioálcoois é obtida em reações que envolvem fornecimento de energia térmica. Considere R radicais alquila (Radicais derivados de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • haletos organicos
  • Haletos organicos
  • Haletos organicos
  • Haletos orgânicos
  • Haletos Orgânicos
  • Haletos organicos
  • Haletos organicos
  • Haletos orgânicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!