Haitianos em pato branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MATER DEI
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS



PROJETO MULTICULTURALISMO
DISCIPLINA: Homem Cultura e Sociedade
PROFESSOR: Marta Beatriz dos Santos Dall’Igna





HAITI: a presença do povo haitiano no município de Pato Branco Paraná em busca da identidade cultural no mercado de trabalho;
Segmento – ESPORTES




Acadêmicos: Aline Albani; Cristiano Trombini;
GilceCadore Trombini; Micheli Rovares;






Pato Branco – PR.
Setembro/2012.

INTRODUCAO
OBJETIVO
JUSTIFICATIVA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Cultura de acordo com as correntes de pensamentos
A definição de cultura é bem abrangente, envolve todos os acontecimentos relativos ao homem e a sua existência. Para Edward Taylor, que foi o primeiro a formular o conceito de cultura. Ele propôs:“Cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. (LAKATOS e MARCONI, 1999, p. 131),
Já a definição mais recente de cultura foi descrita por Clifford Geertz, “A cultura deve ser vista como um conjunto de mecanismos de controle, planos, receitas, regras,instituições para governar o comportamento.” Para ele, “mecanismos de controle consistem em símbolos significantes como palavras, gestos, desenhos, sons, musicais, objetos de qualquer coisa que seja usada para impor um significado à experiência.”. (LAKATOS e MARCONI, 1999, p. 133),
Portanto a cultura pode ser estudada por diversos enfoques, como idéias, crenças, religiões, normas, atitudes, padrões deconduta, abstração do comportamento, instituições, técnicas e artefatos, além de indicar o desenvolvimento do indivíduo por meio da educação e instrução.
Relativismo Cultural
De maneira geral, a cultura abrange as idéias, abstrações e o comportamento dos indivíduos. Para alguns autores, “cultura como comportamento aprendido, característico dos membros de uma sociedade... Cultura resulta da invençãosocial, é aprendida e transmitida por meio da aprendizagem e da comunicação” Lakatos e Marconi(1999, p. 135).
Em virtude disso, diz-se que a cultura se difere uma da outra mesmo que sua essência seja comum, pois é a maneira que é repassada que vai produzir essa diferença. Logo o relativismo cultural não sobrepõe valores absolutos, mas sim defende que suas normas e valores devem ser semprerelativos à sua cultura de origem.
Mudança Cultural
As culturas mudam continuamente. O desenvolvimento de alteracões nos padrões de cultura, onde ocorrem as mudanças, caracaterísticas se perdem, outras se adicionam, em velocidades distintas nos diferentes grupos sociais, isso explica a razão de ser o ser humano dotado de capacidade adaptativa.
Conforme Lakatos e Marconi (1999), se a aquisição deelementos novos adotados, supera os antigos, tem-se um ganho de crescimento da cultura. Essas mudanças sofrem influência principalmente de fatores como, a invenção ou introdução de novos conceitos, a difusão de conceitos, a descoberta do novo, que ocorre pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade.
Por menor que seja a mudança sempre irá encontrar resistência, pois se esta habituadoa uma certa situação de conforto e a mudança faz com que os indivíduos precisem se adaptar as novas situações, qualquer alteração mínima que seja somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros. A resistência à mudança, pode se representar vantagens, onde somente modificações que serão proveitosas e importantes sejam adotadas pelo individuo, evitando o esforço da sociedade em adotarconceitos inadequados.
O papel fundamental sobre as mudanças culturais é exercido pelo ambiente, e pelo desenvolvimento da consciência social, mudando sua maneira de encarar o mundo e seus fatores ambiemtais.
Difusão cultural
Aculturacão
Endoculturacão
Imperialismo cultural
Multiculturalismo


Haiti
Os nativos da “La Española”, atual Haiti, chegaram à ilha há 1000 anos a.C. O...
tracking img