Gvdgvd

1781 palavras 8 páginas
Etapa 1

Aula tema: Administração da Produção e Operações

Passo 1

Evolução Histórica da Administração da Produção

Segundo Martins e Laugeni (2005), a Administração de produção e operações pode ser entendida como um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem tangível em outro bem com maior utilidade. Essa produção acompanha o homem desde sua origem.

O homem pré-histórico quando polia a pedra, o fazia para transformá-la em um bem mais eficaz para seu próprio uso. Nessa fase inicial de produção não existia qualquer forma de comércio.

Com o passar do tempo, surgiram indivíduos com habilidades especificas no trato da produção de novos utensílios. Começando assim, a fase de produção conforme a necessidade de terceiros. Encontra-se aqui a primeira forma de produção organizada com o surgimento dos primeiros artesãos. Com o aumento dos pedidos fez-se necessário contratar ajudantes, fazendo com que estes novos aprendessem um novo oficio, tornando-se novos artesãos.

Com o surgimento da Revolução Industrial, a produção artesanal entrou em decadência. A descoberta da máquina a vapor, em 1764 por James Watt, trouxe o processo de substituição da força humana pela máquina. Nessa introdução, os artesãos começaram a serem introduzidos nas primeiras fábricas, dando inicio as exigências de padronização dos produtos e de seus processos de fabricação, envolvendo treinamentos da mão de obra direta, criação dos cargos gerenciais e de supervisão, desenvolvimento de técnicas de planejamento e vendas, controle financeiro e de produção.

Deu-se inicio ao conceito de padronização de componentes introduzido por Eli Whitney em 1790, na produção de mosquetões com peças intercambiáveis, fornecendo grande vantagem operacional aos exércitos. Começa o registro por desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris, surgindo a função projeto de produto, de processos, instalações, equipamentos, etc.

No fim do séc. XIX, surgiram nos E.U.A os trabalhos de

Relacionados