Gvdgvd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1

Aula tema: Administração da Produção e Operações

Passo 1

Evolução Histórica da Administração da Produção

Segundo Martins e Laugeni (2005), a Administração de produção e operações pode ser entendida como um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem tangível em outro bem com maior utilidade. Essa produção acompanha o homem desde sua origem.

O homempré-histórico quando polia a pedra, o fazia para transformá-la em um bem mais eficaz para seu próprio uso. Nessa fase inicial de produção não existia qualquer forma de comércio.

Com o passar do tempo, surgiram indivíduos com habilidades especificas no trato da produção de novos utensílios. Começando assim, a fase de produção conforme a necessidade de terceiros. Encontra-se aqui a primeira forma deprodução organizada com o surgimento dos primeiros artesãos. Com o aumento dos pedidos fez-se necessário contratar ajudantes, fazendo com que estes novos aprendessem um novo oficio, tornando-se novos artesãos.

Com o surgimento da Revolução Industrial, a produção artesanal entrou em decadência. A descoberta da máquina a vapor, em 1764 por James Watt, trouxe o processo de substituição da força humanapela máquina. Nessa introdução, os artesãos começaram a serem introduzidos nas primeiras fábricas, dando inicio as exigências de padronização dos produtos e de seus processos de fabricação, envolvendo treinamentos da mão de obra direta, criação dos cargos gerenciais e de supervisão, desenvolvimento de técnicas de planejamento e vendas, controle financeiro e de produção.

Deu-se inicio ao conceitode padronização de componentes introduzido por Eli Whitney em 1790, na produção de mosquetões com peças intercambiáveis, fornecendo grande vantagem operacional aos exércitos. Começa o registro por desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris, surgindo a função projeto de produto, de processos, instalações, equipamentos, etc.

No fim do séc. XIX, surgiram nos E.U.A os trabalhos de FrederickTaylor, o pai da Administração Científica. Inicia-se a sistematização do conceito de produtividade, ou seja, a busca constante da melhora dos métodos de trabalho e produção, visando à melhoria da produtividade com o menor custo possível.

Henry Ford, na década de 1910, revoluciona os métodos de produção já existentes com a criação da linha de montagem seriada. Surge então, a produção em massa,marcada por grandes produções de produtos extremamente padronizados, com baixíssima variação nos tipos de produtos finais. Com a incessante busca de melhoria da produtividade por meio de novas técnicas, surge a Engenharia Industrial, com os conceitos de linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, produtos em processo, sindicatos, balanceamento de linha, arranjo físico,motivação, manutenção preventiva, controle estatístico da produtividade e fluxogramas de processos.

Depois do surgimento do conceito de produção em massa e das técnicas produtivas predominantes até meados da década de 1960, inicia-se o processo de produção enxuta, que introduziu os seguintes conceitos:

 Just-in-time: É um processo para produção onde o objetivo maior é fazer o maior número de produtospossíveis com o menor volume de tempo, estoque e materiais.

 Engenharia simultânea: é a participação efetiva de todas as áreas da empresa no desenvolvimento do projeto.

 Tecnologia de grupo: tudo o que é similar como peças, projetos ou produtos são agrupados a fim de aproveitas as suas vantagens e similaridades.

 Consórcio modular: é quando duas empresas decidem virar parceiros parafabricar produtos em comum, quando se juntam nesse fim deve-se haver uma padronização e especificação no projeto, já que há outra empresa e cultura diferente. Uma vantagem do consórcio modular é a redução dos custos de produção e no capital investido.

 Células de produção: é a divisão da fábrica ou estação de trabalho em várias pequenas fábricas, onde cada uma faz uma parte do seu...
tracking img