Guy debord

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiramente, Guy Debord foi um escritor francês e um dos pensadores do momento político e artístico Internacional Situacionista. A sua obra mais conhecida foi o livro A sociedade do espetáculo, deGuy Debord, publicado em 1967, trata-se de uma crítica teórica sobre a sociedade e o capitalismo. No início do livro, o autor define o espetáculo como uma relação social entre pessoas, mediada porimagens. Na verdade, é praticamente considerado como sendo a própria sociedade, pois é nele que se concentra todo o olhar e toda a consciência.
Segundo Debord, o espetáculo é a afirmação da aparência ede toda a vida social humana, sendo ele apresentado sempre com positividade, ou seja, o que aparece é bom, o que é bom, aparece. Para que alguém se torne celebridade “da noite para o dia”, tudo o queprecisa é de uma chance para aparecer. Isso porque o espetáculo, ao tentar tornar a vida mais viva pelo uso de recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados, acaba por negar a vida real, por estase tornar mais “sem graça”. Digamos que o espetáculo maquia e falsifica a vida, porque não a considera satisfatória.
Todo espetáculo, por apresentar-se como reflexo do real, é sempre considerado umaimagem invertida do real. Se do lado de cá da superfície espetacular está à vida, do outro lado está uma ilusão da vida. Por mais parecidas que sejam, a imagem e a realidade não são a mesma coisa, masao concentrar todo olhar e toda consciência, o espetáculo se torna uma visão de mundo objetivada e se constitui no “modelo atual da vida dominante na sociedade”. Sendo visão de mundo, ele pode moldara sociedade em relação, por exemplo, na parte econômica, na política, na cultura e até mesmo na religião.
A realidade da sociedade vira a realidade do espetáculo e vice-versa. Um exemplo claro deinfluencia do espetáculo na sociedade é quando uma notícia aparece várias vezes seguidas e as pessoas acreditam que aquilo é importante. Ficam preocupados ou revoltados, as vezes até fazem passeatas,...
tracking img