Guia para eficiencia nos estudos

METODOLOGIA CIENTÍFICA- GUIA PARA EFICIENCIA NOS ESTUDOS
Neste capítulo, o autor trata de uma série de considerações muito simples, porém de fundamental importância para o acadêmico, sobremétodo, economia e eficiência nos estudos no curso superior.
No texto, o autor fala fundamentalmente da atitude do aluno universitário frente a essa nova fase de sua vida acadêmica. Ao estudanteque acaba de ingressar no ensino superior importa, antes de qualquer coisa, perceber a si próprio como responsável maior por sua própria aprendizagem. Importa abandonar qualquer hábito apático que tragade sua vida escolar do ensino fundamental e médio e empreender uma maior autonomia na realização de seu estudo. Ou seja, perceber que muita coisa mudou e que ele também precisa mudar, especialmentena responsabilidade, na disciplina e na maneira de conduzir a sua vida de estudos, para tirar maior proveito da possível da excelente oportunidade de crescimento pessoal, cultural e profissional que auniversidade pode oferecer.
Severino diz, que o primeiro passo para quem quer estudar consiste em reorganizar a sua vida de maneira que possa a abrir espaços para o estudo e planejar o melhoraproveitamento possível do seu tempo. Nesse sentido, o aluno deve programar um tempo de estudo, mesmo com todos os obstáculos, como a falta de tempo, as circunstância contrárias a isto, o aluno deveperseverar, até que se torne um hábito à leitura.
Na maioria dos casos o maior tempo que o aluno se dedica aos estudos é em sala de aula, por isso ele deve aproveitar esse tempo com afinco,freqüentando-as, chegando no início das aulas, primeiro porque aquele que chega depois do início da aula tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, em segundo lugar, não causar perturbação e prejudicar oandamento da aula. Se não tiver jeito, ser discreto. Mas, não basta também apenas ir às aulas e chegar antes do professor. É preciso levar o material adequado ao trabalho do dia já lido ou revisado,...
tracking img