Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O fichamento consiste em armazenar em fichas informações relevantes para a pesquisa. Ao conjunto de fichas denominamos arquivo.
Este trabalho pressupõe a anotação. Anotação é um procedimento de seleção de dados para futura utilização. Uma das características marcantes de uma anotação adequada é permitirem a redação. Deste modo, elas não podem ser sintéticas demais, a ponto de seremincompreensíveis. Muitas vezes queremos reduzir a informação e usamos códigos que não são lembrados posteriormente, inviabilizando a escritura a partir deles.
As notas podem ser:

Corridas quando são registrados apenas as palavras-chave.

Esquemáticas quando se reproduz a ordenação hierárquica das partes.

Resumitivas quando se tentam a condensação do conteúdo.

As fichas compreendem: cabeçalho, corpoda ficha e referências bibliográficas. O cabeçalho engloba título genérico ou específico e letra indicativa da seqüência das fichas se for utilizada mais de uma. O corpo da ficha engloba as informações propriamente ditas. A referência equivale à indicação da fonte bibliográfica do material. Outro elemento de informação é a fonte, ou seja, a indicação da procedência do material.

Para tornar ouso da biblioteca mais produtivo, apresenta-se um método para tomar notas:
Antes de começar a tomar nota, folhear a fonte de referência. É básica uma visão do conjunto antes de se poder decidir o material a ser recolhido e usado.
Manter em cada ficha um tema ou título determinado. Colocar o tema na parte superior da ficha e, na parte inferior fazer a citação bibliográfica completa.
Incluirsomente um tema am cada ficha e, se as notas são extensas, usar várias fichas numeradas consecutivamente.
Antes de guardá-las, ter a certeza de que as fichas estão completas e são compreendidas com facilidade.

As clássicas fichas de cartolina têm perdido espaço para programas de computador que garantem economia de trabalho e tempo. A vantagem de se fichar o conteúdo em computador é a facilidade detransposição delas para o texto. Basta digitar o dado a ser anotado para um arquivo de documento e copiá-lo e colá-lo ao texto do pesquisador quando for conveniente. Além disto, qualquer arquivo de documento pode ser impresso e catalogado como se fosse uma ficha comum.

No fichamento as leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas, documentadas, através de anotações, quepermitem a apreensão das idéias fundamentais de cada texto. Esta é a fase mais demorada da pesquisa, pois as anotações devem ser feitas somente após a compreensão e apreensão das idéias contidas no texto.Não se pode sublinhar um livro pertencente à biblioteca; portanto, as anotações serão feitas em folhas avulsas, depois lidas, selecionadas para serem transcritas em fichas.
O fichário é umexcelente instrumento de trabalho. Constitui-se na tomada de apontamentos. É o meio pelo qual o pesquisador retem o material levantado.
As anotações em fichas compreenderão resumos, análises, transcrições de trechos, interpretações, esquemas, idéias fundamentais expostas pelos autores, tipos de raciocínio etc.
Como a ficha é de fácil manuseio, agiliza a ordenação do assunto, ocupa pouco espaço e podeser transportada sem problema, possibilitando não só o ordenamento do material, mas também sua seleção.
Para o pesquisador, a ficha é um instrumento de trabalho imprescindível. Que permite:
a) Identificar as obras;
b) Conhecer seu conteúdo
c) Fazer citações;
d) Analisar o material;
e) Elaborar críticas.

1. COMPOSIÇÃO DAS FICHAS:

As fichas são elaboradas com base em retângulos de cartãopautado, especialmente fabricado para esse fim. Há tamanhos universalmente definidos para as fichas, que são:
Tipo grande 12,5 x 12,5 cm
Tipo médio 10,5 x 15,5 cm
Tipo pequeno 7,5 x 12,5 cm

Também é possível confeccionar as fichas eletronicamente. Para tanto, basta dispor de um programa de processamento de textos ou de um banco de dados.
As fichas tanto,bibliográficas quanto de...
tracking img