Guerra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra dos Emboabas
A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais,no Brasil. O conflito contrapôs, de um lado, os desbravadores vicentinos, grupo formado pelos bandeirantes paulistas, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razãoreclamavam a exclusividade de explorá-las; e de outro lado um grupo heterogêneo composto de portugueses metropolitanos e migrantes das demais partes do Brasil, sobretudo da costaleste nordestina (então a região que mais atraia colonos portugueses em todo o mundo), liderados por Manuel Nunes Viana (ele próprio um colono luso-nordestino radicado originalmentenas estepes do São Francisco) – pejorativamente apelidados de “emboabas” pelos paulistas (algo como "aquele que usa sapatos", que parece uma ave emplumada, com supérfluosdesnecessários da moda europeia em pleno deep hinterland - a cultura original rude paulista não via isso com bons olhos e tal como no caso de Pelotas no Sul confundia civilidade comefeminado) –, todos atraídos à região pela febre do ouro.
Em novembro de 1708 Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, foi um dos palcos do sangrento conflito envolvendo os direitos deexploração de ouro na futura Capitania de Minas Gerais.
Este episódio não foi todo esclarecido ainda, sendo que há várias passagens obscuras. Um dos pontos é a tese que diz quetudo começa quando a frente luso-nordestina se choca com os paulistas subindo o São Francisco com o seu gado, inclusive a própria descoberta de muitas das minas.
Questões
1. Emque ano aconteceu a Gerra dos Emboabas?
2. Qual foi o direito reivindicado?
3. Quem era o líder deste movimento?
4. Onde houve o sangrento conflito, é em que ano aconteceu?
tracking img