Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
História Geral Idade Contemporânea: Guerra Fria ............................................................................................. 1 Exercícios ...........................................................................................................................................3 Gabarito............................................................................................................................................5

História Geral
Idade Contemporânea: Guerra Fria
Bipolarização entre EUA (capitalismo) e URSS (socialismo), estado de constante hostilidade entre as duas superpotências e seus aliados e corrida armamentista e tecnológica, mas sem conflito armado direto, caracterizaram a Guerra Fria, que vigorou entre o fim da Segunda Guerra Mundial e acrise do socialismo real no final dos anos 1980. A expansão do socialismo no pós-guerra e a desestruturação socioeconômica da Europa Ocidental, criaram um cenário de tensões, inseguranças e incertezas, iniciado no continente europeu e logo expandido para outros pontos do mundo. Tradicionalmente as fases da Guerra Fria são, a Guerra Fria “Clássica” (1945 – 1953), o período do Degelo ou daCoexistência Pacífica (1953 – 1968) e a política da Détente ou da Distensão (1968 – 1989).

Marcos iniciais da Guerra Fria
Bloco Capitalista Em 1946, Churchill discursa nos EUA e pede para que estes se tornem os protetores do “mundo livre”, pois a Grã-Bretanha, não poderia mais manter tal papel. Também solicita ajuda econômica e militar contra o avanço soviético, em especial para Grécia e Turquia.Doutrina Truman (1947) – o presidente Truman responde às denúncias de Churchill através de sua Doutrina e pede ao Congresso Americano ajuda econômica e militar para os governos europeus, especialmente à Turquia e à Grécia. Os EUA passaram a assumir a tarefa de “protetores” da democracia, reagindo, imediatamente, ao menor sinal de avanço socialista. A Doutrina Truman pode ser considerada marco inicial daGuerra Fria. Plano Marshall (1947) – ajuda econômica para a Europa e considerado “braço econômico” do Bloco Capitalista no início da Guerra Fria. Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) 1949 – força político-militar com objetivos “defensivos”, inicialmente composta por países da Europa Ocidental, EUA e Canadá.

Bloco Socialista
Comitê de Informação dos Partidos Comunistas e Operários(Kominform) 1947 – criado pela URSS para unificar a ação comunista na Europa Oriental, transmitindo a orientação soviética aos partidos comunistas de cada país de seu bloco e garantir o controle político sobre o Leste europeu (“sovietização” do socialismo). Única exceção foi a Iugoslávia, que se rebelou em 1948, enquanto as demais democracias populares foram forçadas a admitir a intervençãosoviética, que não hesitou em usar de violência para manter o controle sobre seu bloco. Conselho para Assistência Econômica Mútua (Comecon) 1949 – orientado pelos princípios da planificação econômica e criado pela URSS para ajudar na reconstrução do Bloco Socialista. Tratado de Assistência Mútua da Europa Oriental (Pacto de Varsóvia) 1955 – aliança militar do Bloco Socialista e formada por países daEuropa Oriental e a URSS.

1

Principais acontecimentos
Crise ou Bloqueio de Berlim (1948-49) – com o fim da Segunda Guerra, o Acordo de Potsdam (1945) dividiu a derrotada Alemanha nazista e sua capital em quatro zonas de ocupação entre URSS, EUA, Grã-Bretanha e França. Em 1948, a URSS impôs bloqueio terrestre à Berlim, localizada em sua zona, como reação à possibilidade de unificaçãoadministrativa na parte capitalista. Depois desse incidente, resolvido diplomaticamente, surgiram a República Federal da Alemanha (capital Bonn), sob o governo capitalista do chanceler Konrad Adenauer e a República Democrática Alemã, inspirada no modelo soviético, com capital em Berlim Oriental. Guerra da Coréia (1950-53) – a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial (1945) permitiu a libertação da...
tracking img