Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1
Em 1945 Existiram duas conferencias que fizeram muita diferença na segunda guerra mundial a conferencia de Yalta que ocorreu na Ucrânia e a Conferencia de Potsdam ocorreu na Alemanha.
Elas ajudaram a redefinir a logica dos países, a Conferencia De Yalta acontece na Crimeia reuniram-se os principais lideres presente na segunda guerra mundial o  Roosevelt, Churchill e Stalin. Na intenção deacabar com o nazismo na Alemanha.
A conferencia de Potsdam acontece depois da vitória dos aliados da segunda guerra mundial, com o objetivo de analisar o situação da Alemanha.
Em 1945 Surge também à criação da ONU e seu principal objetivo era promover o entendimento e a cooperação entre as nações do mundo, constituindo-se em um espaço de dialogo que permitia evitar as guerras ela tinha o papelde mediadora internacional. O consenso ara evitar que novos conflitos acontecesse, para poder chegar em acordos comum para evitar as guerras.
E em 1947, a ONU aprovou o plano de Partilha da Palestina. Com isso, o território palestino foi dividido em dois Estados, um judeu e outro árabe. Em maio de 1948, a criação do Estado de Israel foi oficialmente instituída. Oswaldo Aranha foi quem deu o ultimovoto permitindo a criação de Israel.
2
A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
Crise capitalista de 1929 foi causada pela quebra da bolsa de valore de NY, EUA que abalou a economia socialista e com isso passamos a ter um estado intervencionista.
E a URSS não sofreu com isso, pois ela não tinha relação com o capital dos EUA
Portanto as duas potências desenvolveramplanos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.
Naverdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. 
Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujoobjetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.
Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá,Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
Alguns países membros do Pacto de Varsóvia : URSS, Cuba, China, Coréia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Iugoslávia, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.
3
O socialismo se expande adotando-se diferentes formas que para além da URSS o adotaram como modelo, e cada vez mais outros paísesaderem o socialismo, Cuba, China, Vietnã foram importante pois cada um adotou o socialismo de acordo a com as suas necessidades, o que acaba acirrando mais o embate entre o socialismo e capitalismo no contexto da guerra fria,
Devido ao comunismo a china, cuba e Vietnã tiveram que busca uma nova forma para fugir da preção capitalista.
Compreendemos a aceitação da alternativa socialista em...
tracking img