Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho a seguir apresenta o Ciclo de Vida da Internet frisando a importância dos meios de transmissão de dados mais utilizados. Veremos sua Introdução no mundo como uma “Filha da Guerra”, passaremos pelo seu Crescimento no dia-a-dia de quem a utilizada para infinitas tarefas, entraremos na Saturação dos Meios de Transmissão, e por fim, indicaremos no Declínio quais as novas Tecnologias estãosendo utilizadas pelos usuários.




2. INTRODUÇÃO

2.1 O Começo



A internet surgiu a partir de pesquisas militares durante a Guerra Fria, na década de 1960. Quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela UniãoSoviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares que poderia trazer a público informações sigilosas, tornando-os vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralizaçãodas mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Foi criada então uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada). Em 1962, J.C.R LickLider do Instituto Tecnológico de Massachusetts (em inglês, Massachusetts Institute of Technology, MIT) já falava em termos daexistência de uma Rede Galáxica, um conceito ainda abstrato de um sistema que concentraria todos os computadores do planeta em uma única forma de compartilhamento. Com o passar dos anos, essa ambiciosa ideia começou a tomar forma.
A ARPANET funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informaçõessão divididas em pequenos pacotes, que por sua vez contém trecho dos dados, o endereço do destinatário e informações que permitiam a remontagem da mensagem original.
Já na década de 1970, a tensão entre URSS e EUA diminui. As duas potências entram definitivamente naquilo em que a história se encarregou de chamar de Coexistência Pacífica. Não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governodos EUA permitiu que pesquisadores que desenvolvessem, nas suas respectivas universidades, estudos na área de defesa pudessem também entrar na ARPANET. Com isso, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de localidades universitárias contidas nela.
Dividiu-se então este sistema em dois grupos, a MILNET, que possuía as localidadesmilitares e a nova ARPANET, que possuía as localidades não militares. O desenvolvimento da rede, nesse ambiente mais livre, pôde então acontecer. Não só os pesquisadores como também os alunos e os amigos dos alunos, tiveram acesso aos estudos já empreendidos e somaram esforços para aperfeiçoá-los.






A palavra que dá nome à rede foi criada em meados de 1971, quando Vinton Cerf e suaequipe de cientistas (reconhecidos como “os pais da internet”) tentavam conectar três redes diferentes em um processo descrito em inglês como interneting. O termo foi abreviado e, aos poucos, imortalizado como sinônimo de toda a rede.
Já no início dos anos 80, a internet já estava bastante desenvolvida. Programadores expandiam as fronteiras da rede, criando novas funções para a revolucionáriainvenção que chegava ao alcance da população em geral.
O conceito de uma máquina individual e para uso casual ainda engatinhava na indústria. A ideia foi definitivamente reforçada com o lançamento do PC da IBM, em 1981. Seu estilo padrão foi copiado por inúmeras empresas ao longo dos anos, praticamente padronizando o formato e a composição dos computadores de mesa. Houve uma época nos Estados Unidos...
tracking img