Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Fria foi um conflito que não resultou em confronto armado, foi uma disputa ideológica entre Estados Unidos e União Soviética, que transcorreu a partir do fim da Segunda GuerraMundial (1945) e findou em 1991, com o fim da União Soviética. Esse conflito pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão dasáreas de influências do capitalismo e do socialismo.

O principal ponto da Guerra Fria foi a difusão dos sistemas político-econômicos existentes, de um lado o capitalismo, lideradopelos Estados Unidos; e do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética. É importante lembrar que os dois eram as duas maiores potências mundiais que constituíam o mundo bipolar.Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética aplicou grande esforço para a expansão do socialismo no Leste Europeu, além de países do continente africano e asiático. Tal iniciativarepercutiu como uma ameaça para seu rival, os Estados Unidos.

A principal preocupação de ambos estava relacionada à questão da predominância de uma das influências, que poderiasignificar a hegemonia de uma potência sobre a outra, esse temor elevou ainda mais a rivalidade entre eles. Assim, americanos e soviéticos saíram em busca de aliados para expandir suasrespectivas ideologias.

O clima de apreensão fez com que as potências em questão saíssem em disparada para o desenvolvimento de inovações bélicas, produzindo um gigantesco arsenal bélico,como armas, mísseis, submarinos e armamentos nucleares capazes de destruir o planeta.

Durante a Guerra Fria o mundo conviveu com um constante clima de tensão entre americanos esoviéticos, uma vez que qualquer situação envolvendo os dois países poderia gerar um conflito armado sem precedentes.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
tracking img