Guerra eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

INTRODUÇÃO – 02
ORGÃOS DE INTELIGÊNCIA RELACIONADOS A MARINHA – 03
* CIM(CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA MARINHA) – 03

* ABIN(AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA) – 03

* CASNAV(CENTRO DE ANÁLISE DE SISTEMAS NAVAIS) – 04
- SISTEMA DE SEGURANÇA DESENVOLVIDOS PELA MARINHA – 05

* IPqM(INSTITUTO DE PESQUISA DA MARINHA) - 06
MECANISMOS DE SEGURANÇA – 06
* BREVE HISTÓRICODA CRIPTOGRAFIA – 08
AMEAÇA A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO – 09
PERSPECTIVAS FUTURAS – 10
CONCLUSÃO – 10
BIBLIOGRAFIA – 12
ANEXO A – 13

INTRODUÇÃO
A Segurança da Informação refere-se à proteção aplicada sobre as informações estáticas ou dinâmicas de uma determinada corporação ou pessoa. Entende-se por informação qualquer dado ou conteúdo que tenha valor para alguma organização ou pessoa,podendo estar guardada para uso privado ou exposta ao público para consulta ou aquisição.
Para a definição do grau de segurança exigido pela informação podem ser estabelecidas métricas (com o uso ou não de instrumentos) e, com isto, serem estabelecidas as bases para a privacidade dela, ou da melhoria ou redução da situação de segurança existente. A segurança da informação depende não somente desistemas tecnológicos avançados, mas também dos fatores comportamentais e do uso de quem as detêm, tendo medidas preventivas a elementos mal intencionados que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar tal informação.
Confidencialidade, Integridade, irretratabilidade e disponibilidade representam os principais atributos que direcionam a análise, o planejamento e a implementação da segurançapara um determinado grupo de informações que se deseja proteger. Atualmente a privacidade é também uma grande preocupação.
Segundo os padrões internacionais (ISO/IEC 17799:2005), os atributos básicos, são os seguintes:
* Confidencialidade - propriedade que limita o acesso à informação tão somente às entidades legítimas, ou seja, àquelas autorizadas pelo proprietário da informação.
*Integridade - propriedade que garante que a informação manipulada mantenha todas as características originais estabelecidas pelo proprietário da informação, incluindo controle de mudanças e garantia do seu ciclo de vida (nascimento,manutenção e destruição).
* Disponibilidade - propriedade que garante que a informação esteja sempre disponível para o uso legítimo, ou seja, por aqueles usuáriosautorizados pelo proprietário da informação.
* Irretratabilidade - propriedade que garante a impossibilidade de negar a autoria em relação a uma transação anteriormente feita
ORGÃOS RELACIONADOS A INTELIGÊNCIA DA MARINHA
CIM - CENTRO DE INTELIGÊNCIA DA MARINHA
MISSÃO
O Centro de Inteligência da Marinha (CIM) tem o propósito de tratar, em seu mais alto nível, da produção e salvaguarda deconhecimentos de interesse da Marinha do Brasil. Para a consecução de seu propósito referente a segurança da informação, cabe ao CIM as seguintes tarefas:
I - assessorar o Comandante da Marinha nos assuntos da Atividade de Inteligência;
VI - supervisionar e coordenar o planejamento e a execução das atividades de Contra-Inteligência, no que se refere à segurança cibernética, nas áreas de interesse do CIM;VII - assessorar o EMA no estabelecimento e na condução da Doutrina de Inteligência da MB;
X - desempenhar a função de Órgão de ligação entre a MB e os demais órgãos integrantes do SISBIN e relacionar-se com os componentes do SINDE, em seu segmento de atuação.” (Portaria Comandante da Marinha nº 136/2006).
ABIN (Agência Brasileira de Inteligência)
Foi criada no ano de 1999 para ser oórgão de Inteligência do Brasil e, assim, defender o Estado Democrático de Direito e a Sociedade brasileira, garantir a eficácia do poder público e a soberania nacional.

Competências

Na condição de órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência, a ABIN tem por competência planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de Inteligência do País, obedecidas a...
tracking img