Guerra dos 100 anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ao longo de 116 anos, França e Inglaterra se envolveram em um conflito que marcou a passagem do mundo medieval para o moderno. Na chamada Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), as tropas francesas einglesas se colocaram em combate devido a disputas de ordem econômica e política. Esse conflito, mesmo trazendo enormes desgastes para os envolvidos, é de vital importância para a compreensão do processode formação das monarquias francesa e britânica. 

Como começou

A morte do rei Carlos IV, em 1328, inaugurou um período de instabilidade política no interior da França. Eduardo III, rei daInglaterra, ambicionava controlar o reino francês. Para isso, alegava que o fato de ser sobrinho, por parte de mãe, de Carlos IV lhe concederia autoridade para assumir a França. Em contrapartida,ressuscitando uma antiga lei da dinastia merovíngea, a Lei Sálica, os nobres franceses proibiram a ascensão de um descendente de linhagem matriarcal ao trono. 
No lugar de Eduardo III, foi Filipe de Valois,primo de Carlos IV, que instalou uma nova dinastia na França. Insatisfeito com a frustração de seu golpe político, Eduardo III preparou-se para guerrear contra os franceses. No lado francês, uma antigadisputa econômica motivava essa monarquia a participar de uma guerra contra os ingleses. Nesse caso, a França pretendia dominar a região de Flandres, notadamente reconhecida por suas atividadesmercantis e manufatureiras. 
No lugar de Eduardo III, foi Filipe de Valois, primo de Carlos IV, que instalou uma nova dinastia na França. Insatisfeito com a frustração de seu golpe político, Eduardo IIIpreparou-se para guerrear contra os franceses. No lado francês, uma antiga disputa econômica motivava essa monarquia a participar de uma guerra contra os ingleses. Nesse caso, a França pretendia dominara região de Flandres, notadamente reconhecida por suas atividades mercantis e manufatureiras. 
Os comerciantes de Flandres, ameaçados pela cobiça da monarquia francesa, resolveram apoiar os...
tracking img