Guerra de kosovo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra de Kosovo
INTRODUÇÃO
A Guerra de Kosovo foi causada pela intervenção da OTAN por meio de bombardeios aéreos na Iugoslávia, para interromper a expulsão de albaneses étnicos de Kosovo pelasforças servias.
Kosovo é uma região da Iugoslávia habitada em 80% por albaneses étnicos, que são pessoas de origem albanesa e muçulmana.
-- Por que os sérvios brigam por Kosovo ?
Porque Kosovo e aregião Sul da Iugoslávia eram o território original da nação Sérvia da Idade Média. Os sérvios saíram de lá para fugir da dominação turca, que durou do Séc. XIV ao XIX.
-- Porque os albaneses brigampor Kosovo ?
Há duas justificativas: os albaneses são majoritários e existem albaneses em Kosovo desde o domínio turco.
Em 1989, com o fim da Iugoslávia comunista, o presidente sérvio SlodobanMilosevic tirou autonomia dos albaneses de Kosovo. A tensão foi crescendo até o surgimento do exército de Libertação de Kosovo ( ELK ) que é uma guerrilha albanesa.
No ano passado, o governo da Iugosláviadecidiu agir pesadamente contra o ELK. Acusações de que estariam ocorrendo expulsão, massacre de civis albaneses e suspeitas de campos de concentração levam à intervenção da OTAN, no dia 24 de março de1999.
Com o objetivo de "salvar" a população albanesa muçulmana de Kosovo de uma limpeza étnica, a OTAN está submetendo a pobre província a constantes bombardeios. Os bombardeios contra aIugoslávia, além de matar albaneses e sérvios inocentes, fez crescer ainda mais o ódio existente entre eles, aumentando os massacres, fugas em massa e a limpeza étnica. Sem a proteção dos soldados da OTAN emterra, os albaneses estão entregues a própria sorte.
A OTAN, pela primeira vez, atacou um país soberano, acusando-o de maltratar o próprio povo. A OTAN não armou nenhuma cruzada euro-americana paraajudar, quando a maioria hutu massacrou 700.000 tutsis em Ruanda em 1994. Alguém imagina a OTAN punindo um de seus próprios aliados, a Turquia, pela sangrenta repressão em seu país ao nacionalismo...
tracking img