Guerra de canudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Guerra de Canudos

Antônio Conselheiro era quem liderava este movimento. Ele acreditava que havia sido enviado por Deus para acabar com as diferenças sociais e também com os pecadosrepublicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Com estas idéias em mente, ele conseguiu reunir um grande número de pessoas que acreditavam que Conselheiro poderialibertá-los da extrema pobreza na qual se encontravam. 
Devido à enorme proporção que este movimento adquiriu o governo da Bahia não conseguiu conter a grande revolta, por esta razão, pediu ajuda daRepública. Que também encontrou muitas dificuldades.
1ª tentativa de destruir Canudos: tropas estaduais (100 soldados e um médico)

2ª tentativa: tropas federais (543 soldados, 14 oficiais e 3 médicos)

3ªtentativa: (1300 soldados, muitos oficiais e inclusive o herói da Guerra do Paraguai, o general Moreira César)

4ª tentativa: (5 mil soldados e o próprio Ministro da Guerra)

“Canudos não serendeu. Lutou até o seu final. Os últimos que lutaram até sua morte foram 2 adultos, um velho e uma criança”. Era o fim de Canudos (dia 05/10/1897).

Somente no quarto combate, onde as forças daRepública já estavam mais bem equipadas e organizadas, O massacre foi tão grande que não escaparam idosos, mulheres e crianças.
A situação do nordeste brasileiro no final do séc. XIX era muito precária.Existia fome, seca, miséria, violência os políticos não davam atenção a população mais pobre. Esta situação em conjunto com o fanatismo religioso, desencadeou a um grande problema social. Em novembro de1896, no sertão da Bahia, foi iniciado este conflito civil. Que durou por quase um ano, até 05 de outubro de 1897 o governo da Bahia pediu o apoio da República para conter este movimento formado porfanáticos, jagunços e sertanejos sem emprego.

Revolta ocorrida pelo descaso dos políticos com os problemas sociais, desinteresse aos mais pobres. Assim como qualquer manifestação, todas são...
tracking img