Guerra civil espanhola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Slide 1, 2, 3, 4 e 5

Guerra civil espanhola (1)
Francisco Franco, falangistas e ditadura

A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) contribuiu para fortalecer o nazi-fascismona Europa. O conflito teve início quando a monarquia da Espanha foi substituída pelo regime republicano de tendência socialista. Contra o novo governo levantaram-se os falangistas, simpatizantes do nazi-fascismo, lideradospor Francisco Franco.
Os falangistas, que lutavam contra o socialismo, tiveram o apoio militar e financeiro dos governos italiano e alemão, empenhados, desde que assumiram o poder, na luta anticomunista, e que aproveitaram a oportunidade para testar novos armamentos e equipamentos militares. O governo republicano foi vencido e instaurou-se um governo totalitário liderado por Franco.
A ajudaítalo-alemã aos falangistas foi decisiva para a vitória contra os socialistas espanhóis: em pouco tempo, a Espanha estava devastada e os mortos contavam-se aos milhares. O pintor Pablo Picasso retratou em sua obra "Guernica" a violência dos ataques fascistas, dentre os quais um destruiu a cidade que dá nome à obra.

Slide 6 obra Guernica:
Quadro guernica: Guernica é uma pintura de Pablo Picasso .Foicriado em resposta ao bombardeio de Guernica , País Basco , poralemães e italianos aviões de guerra sob o comando do espanhol nacionalista forças, em 26 de abril de 1937, durante aGuerra Civil Espanhola .O republicano espanhol Picasso governo encomendou para criar um grande mural para a exibição de espanhol na Exposição Internacional de Paris na Feira Mundial de 1937 em Paris.
Guernica mostra astragédias da guerra e do sofrimento que inflige aos indivíduos, particularmente os civis inocentes.Este trabalho ganhou um status monumental, tornando-se uma perpétua lembrança das tragédias da guerra, um anti-guerra , símbolo e uma encarnação da paz.Após a conclusão Guernica foi exibido em todo o mundo em uma breve turnê, tornando-se famoso e aclamado.Este passeio ajudou a trazer a Guerra CivilEspanhola a atenção do mundo
: "No dia 26 de abril de 1937, uma segunda-feira (dia de feira como costume em Guernica), às 4h40 da tarde começaram a surgir os Heinkel 3, bombardeando a cidade e metralhando as ruas. Depois dos Heinkels vieram os Junkers 52, os velhos espectros da Guerra Espanhola. A população começou a abandonar a cidade, sendo metralhada na fuga. Bombas incendiárias (pesando até450 kg) e outros explosivos foram lançados por vagas de aviões a cada vinte minutos, até as 7h45. A destruição foi total."

Slide 7
O golpe de estado militar, ocorrido na Espanha no dia 17 de julho de 1936, teve também profunda repercussão internacional. Alemanha e Itália apoiaram desde o início os autores do golpe. Para a Itália de Mussolini estava em jogo a preponderância no Mediterrâneo. Já aAlemanha pretendia aproveitar a ocasião para pressionar a Itália a entrar, de uma vez por todas, em seu campo, abandonando a proteção da Áustria. E de fato, no dia 1º de novembro de 1936, Mussolini proclamou a existência do "Eixo Roma-Berlin". Os três países, que encontravam na passividade geral ânimo para novas investidas territoriais, assinaram o Pacto Antikomintern, unidade para combater ocomunismo internacional. O clima de tensão na Europa, diante das investidas fascistas, era cada vez mais nítido.
A superioridade estratégica e militar do general Franco, auto-designado como Caudilho Pela Graça de Deus, e a unidade que conseguiu impor sobre as direitas, foi fator decisivo na sua vitória sobre a República. Em 1938, seus regimentos cortam a Espanha em duas partes, isolando a Catalunhado resto do país. Em janeiro de 1939, as tropas nacionalistas entram em Barcelona e, no dia 28 de março, Madri, exausta e faminta, rendeu-se aos militares depois de ter resistido a poderosos ataques (aéreos, de blindados e de tropas de infantarias), por quase três anos.As baixas da Guerra Civil oscilam entre 330 a 405 mil mortos, sendo que apenas 1/3 ocorreu diretamente provocada pela guerra....
tracking img