Guerra civil 1832-34

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
O Problema da sucessão 3
Cerco do Porto 5
Fim da Guerra Civil 7
Batalhas travadas: 7
Exilio de D. Miguel 8
Conclusão 9
Netgrafia 10

Introdução
O tema que decidi abordar é a Guerra Civil. Pretendo clarificar os antecedentes da guerra, o cerco do porto e o seu fim.

Espero com este trabalho adquirir cultura geral, aprender um pouco mais sobre o meu país,mais especificamente a cidade do porto, que ainda hoje, tem presenças desta guerra.

Vou tentar fazer o trabalho inteiramente com explicações de minha autoria, para que sirva de forma de estudo para futuras avaliações.



O Problema da sucessão
A morte de D. João VI gerou um problema de sucessão: D. Pedro, o seu filho primogénito e herdeiro, não podia subir ao trono pois era imperador doBrasil e a constituição brasileira de 1824 não o permitia e D. Miguel era absolutista, tinha-se revoltado contra o pai por duas vezes e estava exilado. Após a morte de D. João VI, com a ideia de reunificar as coroas de Portugal e Brasil, a regência da Infanta Isabel nomeou D. Pedro, Imperador do Brasil, como seu sucessor, mas este abdicou do trono para a sua filha D. Maria da Glória (D. Maria II).D.Maria II
D.Maria II
Caricatura de D.Pedro e D.Miguel disputando a coroa, por Honoré Daumier, 1833
Caricatura de D.Pedro e D.Miguel disputando a coroa, por Honoré Daumier, 1833
“No infausto ano de 1828, consumada a usurpação, e frustrados os esforços patrióticos em favor do legítimo governo, Portugal excluído da comunhão das nações, e entregue aos ferozes desvarios dos que o dominavam nãoapresentou mais do que um sucessivo quadro de todos os crimes, calamidades, e horrores. Uma boa parte de Portugueses fiéis foram demandar asilo em terras estranhas, e o marquês hoje duque de Palmela, auxiliado pelos súbditos brasileiros marquês de Resende, e Visconde de Itabaiana, deu um centro aos emigrados, ocorreu à sua subsistência, providenciou sobre o que convinha à causa portuguesa, e lhefez tão relevantes serviços, que não podem deixar de ser comemorados com agradecimento nos anais da nossa história.”- (Excerto) Relatório do ministro da guerra; Agostinho José Freire.

D. Miguel, voltou do exilio para casar com D. Maria da Glória e assumir a regência enquanto esta não atingia a maioridade.
Apesar de ter jurado em 1828, nas Cortes, entregar a regência à sobrinha e manter-se fielà Carta Constitucional, D. Miguel, faz-se aclamar rei absoluto (“ usurpa o trono”) por umas Cortes convocadas à maneira tradicional, ou seja, por ordens, instaurando assim o absolutismo. Milhares de Liberais fugiram para França e para Inglaterra e começaram a preparar a resistência (“Uma boa parte de Portugueses fiéis foram demandar asilo em terras estranhas”).
“A ilha Terceira, depois devárias convulsões, fixou a sua lealdade sustentada pelo brioso Batalhão de Caçadores Nº. 5, que ali se achava de guarnição, e desde logo essa famosa ilha, onde se estabeleceu um governo provisório, foi considerada como ponto de reunião de todos os leais portugueses. Para ali se mandaram alguns oficiais, praças, artilharia, e dinheiro. (Excerto do Relatório do ministro da guerra-Agostinho José Freire.”D. Pedro, quando soube do sucedido, abandonou o trono brasileiro (ao encargo de seu filho, Pedro de Alcântara) e veio lutar pela restituição do trono à sua filha.
Reuniu os liberais refugiados na europa, dinheiro, navios e voluntários, na ilha Terceira. Desembarcou, em 1832, em Mindelo (Porto), contrariando as expectativas de D. Miguel, que achava que ele iria desembarcar em Lisboa, a capital.Dá-se início à Guerra Civil entre Absolutistas e Liberais.

Cerco do Porto
D. Miguel partiu, portanto, para o Norte, fazendo-se acompanhar de um canhão baptizado com o nome de «mata-malhados» e em que todos punham esperanças. Antes do rei chegar, deram os sitiantes novos e furiosos assaltos à Serra do Pilar, nos dias 13 e 14 de Outubro, sendo, como até então, repelidos pelo heróico general...
tracking img