Guarda compartilhada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A QUESTÃO DA GUARDA DOS FILHOS NA DISSOLUÇÃO DO VÍNCULO CONJUGAL – GUARDA COMPARTILHADA

ALMEIDA, Jessica Vieira de
BRANDÃO, Simone Aparecida Rocha
NAVARRO, Adriano Heines Mendonça de Freitas
Discentes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais ACEG

GARCIA, Elaini Luizari
Docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais ACEG


RESUMO
A QUESTÃO DA GUARDA DOS FILHOS NADISSOLUÇÃO DO VÍNCULO CONJUGAL – GUARDA COMPARTILHADA

O divórcio é um assunto delicado, ainda mais quando dessa união surgem filhos, deve-se tomar cuidado para que a separação não os atinja, e assegurar que seus interesses estejam em primeiro lugar. O ideal seria que a separação fosse amigável, mas em casos mais extremos a guarda dos menores pode se tornar uma disputa judicial, onde um denigre aimagem do outro visando a guarda e esquecendo os interesses dos filhos. Nesse contexto, a conscientização dos pais em resguardar o bem estar dos filhos é de suma importância, percebendo que não é garantido somente pelo fato financeiro ou titularidade da guarda em si, vai muito além de uma simples pensão alimentícia ou posse, a sua não observância tem reflexos no desenvolvimento pessoal e social dosseus filhos, acarretando problemas futuros que podem ser prevenidos com a guarda compartilhada, adotada pelo nosso ordenamento jurídico, como uma forma de permitir que permanência dos filhos seio familiar, mantendo os laços de afeto, sem que esses sejam prejudicados por fatos como a dissolução do vínculo conjugal.

Palavras Chave: compartilhada, guarda, filhos, disputa.

ABSTRACT
THE ISSUEOF CHILDREN IN THE GUARD DISSOLUCION OF THE MARRIAGE CUSTODY

The divorce is a touchy subject, especially when children come of this union, one must take care that the separation will not hit them, and ensure that their interests come first. Ideally, the separation was amicable, but in extreme cases, custody of children may become a legal dispute, which compromises the image of one another inorder to guard and forgetting the interests of children. In this context, the awareness of parents to safeguard the welfare of children is of paramount importance, realizing that it is not guaranteed just because a financial or ownership of the prison itself, goes far beyond simple possession or alimony, its non-compliance has an impact on personal and social development of their children, causingfuture problems can be prevented with shared custody, adopted by our legal system as a way to let the children stay within the family, maintaining the ties of affection, without these be harmed by such facts as the dissolution of the marriage.

Ouvir
Ler foneticamente
 
Keywords: shared custody, child dispute


1. INTRODUÇÃO


Atualmente, o processo de quebra do vínculo conjugaltem crescido consideravelmente, o papel dos filhos, que antigamente possuía o poder de contribuir para o não rompimento deste vínculo, perde suas forças. Hoje, filhos não sustentam um casamento desgastado, e assim, o bem estar dos mesmos, fica entre a disputa dos seus genitores.
O casal conflituoso devido à imaturidade, pressão, perturbação, sobrecarga, pode prejudicar o relacionamento e ocrescimento adequado dos filhos, neste momento tão sensível e delicado, no qual exige adequação física e psicológica por parte dos filhos, à nova realidade, que é a separação dos pais. Nestes casos os casais tiram o foco do bem estar dos filhos e acabam tratando-os como mais um bem material em disputa.
Portanto é preciso que os pais devam ser considerados em seus direitos e necessidades,por mais que o Estado priorize o direito do menor, evitando que situações semelhantes às relatadas acima aconteçam. Ressaltando que é de suma importância o papel do juiz e do advogado de estimular a reflexão madura e realista do casal para a situação atual.
É pensando neste bem estar, de manter intacta a vida cotidiana dos filhos, possibilitando a continuidade do relacionamento próximo e...
tracking img