Gtrhyt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
No período anterior ao Pré-Socrático (até aproximadamente VI a.C.) temos todas aquelas posturas que explicavam a realidade a partir do Sobrenatural - mítico- prevalecia a crença nodivino, na magia, em deuses.
TEXTO
Já no período pré-socrático (que abrange desde Tales de Mileto [623-546 a.C.] até Sócrates [468-399 a.C.]) temos os primeiros filósofos gregos, iniciando por Tales(o “Pai” da filosofia), que procurando fugir das antigas explicações mitológicas sobre a criação do mundo, queria descobrir um elemento físico que fosse constante em todas as coisas. Algo que fosse oprincipio unificador de todos os seres, esse elemento primordial (a partir de suas observações) seria a água. Em contraposição temos Anaximandro de Mileto e Anaxímenes de Mileto, chegando assim àpluralidade. Assim se inicia todo o ciclo de indagações e busca a sabedoria que é a filosofia.
Características: Período de questionamentos cosmológicos, indagação sobre a origem da vida (Quatroelementos), Arclé.
Principais Filósofos: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto , Pitágoras de Samos(o primeiro a usar a palavra Filosofia[ Philo e Shophia, ou seja amor e/ou respeitopelo saber]), Heráclito de Éfeso, Pensadores Eleáticos: Parmênides de Eléia, Zenão de Eléia(seu discípulo) , Empédocles de Agrigento e Demócrito de Abdera.
--------------------------------------…Período Socrático(séc. IV a.C.) --(Período Clássico ao Greco-Romano)

Sócrates (469-399 a.C.) é considerado o marco divisório da historia da filosofia grega, apesar de nada ter escrito, ele renovoutodo o pensamento filosófico, com a maiêutica e a dialética chegaríamos à verdadeira sabedoria, se opôs aos sofistas( que utilizavam a arte de persuadir e argumentação). A pergunta essencial que eletentava responder era “O que é a essência do homem?” E respondia dizendo que o homem é a sua alma, entendendo-se “alma”, aqui, como a sede da razão, o eu consciente, que inclui a consciência moral e...
tracking img