grupos terroristas e gurrilhas

287 palavras 2 páginas
Guerrilhas, por sua vez, envolvem um grupo de indivíduos maior e têm um local físico onde recrutam pessoas e atacam alvos planejados.
Al Qaeda: grupo fundamentalista islâmico que possui financiadores para o desenvolvimento de ataques em diferentes pontos do planeta, além disso, detém ramificações da organização, configurando assim como uma atitude globalizada. Esse grupo surgiu no Oriente Médio, porém os ataques ocorrem nessa região e em outros pontos do planeta.

Hamas (Movimento de Resistência Islâmica): grupo que atua em locais próximos à fronteira entre a Palestina e Israel, que busca a formação do Estado Palestino através de atentados com homens bomba e outras modalidades.
HUM (Harakat ul-Mujahidin): grupo extremista que age em função do islamismo em países como o Paquistão e Índia, na região da Cachemira.
Tigres Tâmeis: grupo separatista que busca a independência entre o norte e o sul do Sri Lanka.
Grupos separatistas chechenos: grupos terroristas que buscam a independência da Chechênia em relação à Rússia, esses cometem uma série de atentados
FARCFundado nos anos 60 pelo Partido Comunista da Colômbia, sua estratégia era chegar ao poder com a luta armada e implantar o socialismo na Colômbia. Alguns países consideram o grupo como terrorista e a CIA já o acusou de ser infamante ao narcotráfico.

Obs Tanto a guerrilha como o terrorismo podem ser praticados pelo estado. Isso ocorreu na era nazi-fascista e nas ditaduras militares, por exemplo. Porém, eles possuem certas diferenças. Enquanto os terroristas atuam em um contexto onde não há nenhum conflito e atingem pessoas inocentes, as guerrilhas ocorrem em ocasiões de conflito ou de instabilidade.

Relacionados