Grules 10000

1958 palavras 8 páginas
1

REDE DE ENSINO DOCTUM
Assédio Moral – “A sombra do medo”
David Alves
Dulceblene Rayane
Jéssica da Silva
Priscila Souza
Orientadora: Milene Coelho
RESUMO

O presente artigo trata-se de uma visão geral sobre o assédio moral nas organizações, analisando as relações de trabalho, o mal estar e a subjetividade do trabalhador em relação à sua identidade e as práticas coercitivas.
Atualmente com as novas formas de relações e as consequências do mundo capitalista, nas organizações surgem práticas que agridem a integridade emocional e física do trabalhador, trazendo prejuízo para sua vida. O assédio moral é um problema emergente neste cenário. Empresas e organizações utilizam de um modelo pautado na fidelidade do trabalhador em troca da proteção da empresa, com essa nova forma de relação aumenta-se a probabilidade da prática do assédio moral. Diante deste contexto apresentam-se as principais consequências que tal ato pode ocasionar a saúde das vitimas.

Palavras- chave: Assédio, consequências, vítima e organização.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordará fatos relacionados às situações vivenciadas no dia a dia das pessoas no âmbito organizacional, que infelizmente são assediadas nas organizações de forma moral. Sabe-se que este ato está relacionado a um esforço repetitivo de desqualificação e exposição dos colaboradores á situações humilhantes e constrangedoras, podendo conduzir ou não ao assedio.
Com base no material fornecido pela orientadora e pesquisas bibliográficas, analisou que o tema abordado abrange vários pontos tais como: o que é assédio e

2

como ele acontece; como a vítima pode identificar um agressor; como a vítima reage e o que ela deve fazer.
Sabendo que este ato ocorre em ambas às instituições privadas e públicas e esta prática evidencia-se em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de chefes e subordinados ou entre colegas de trabalho. Muitas vezes a vítima não tem a coragem de

Relacionados