Greenpeace word

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organizações Internacionais

O que é ?
A Greenpeace está organizada em campanhas, com os seguintes objectivos:
* Catalisar uma revolução energética, para lidar com a ameaça número um que o nosso planeta enfrenta.
* Defender os Oceanos, desafiando a pesca dissipadora e destrutiva e criando uma rede internacional de reservas marinhas.
* Proteger as florestas ancestrais do mundo eos animais, as plantas e as pessoas que dependem deles.
* Trabalhar para o desarmamento e a paz, cuidando das causas, dos conflitos e exigindo a eliminação de todas as armas nucleares.
* Criar um futuro livre de materiais tóxicos, com alternativas mais seguras aos químicos perigosos usados nos produtos e na indústria actuais.
* Promover a agricultura sustentável, rejeitando osorganismos geneticamente modificados, protegendo a biodiversidade e estimulando a agricultura socialmente responsável.
A Greenpeace está presente em 41 países da Europa, Américas, Ásia e Pacífico.
A Greenpeace tem conduzido campanhas contra a degradação ambiental desde 1971, altura em que um pequeno barco de voluntários e jornalistas navegou até Amchitka, região do norte do Alasca, onde o governonorte-americano estava a realizar testes nucleares subterrâneos. Esta tradição de “prestar testemunho” de forma não-violenta continua actualmente; os navios são parte importante de todo o trabalho de campanha.
Existem para expor crimes ambientais e para enfrentar os governos e as empresas sempre que falham no cumprimento das suas promessas de salvaguardar o ambiente e o futuro do planeta.
Nocumprimento da missão, não têm aliados nem inimigos permanentes. Promovem a discussão aberta e informada sobre as escolhas ambientais da sociedade. Utilizam a pesquisa, a intermediação e a diplomacia discreta para prosseguir os objectivos, bem como o confronto não violento de ampla divulgação, para elevar o nível e a qualidade do debate público.

Acreditam que a luta pela preservação do futuro do nossoplaneta não diz respeito apenas a esta organização. Compete-nos também a nós. A Greenpeace fala em nome de 2,8 milhões de apoiantes em todo o mundo, e estimula todos os dias muitos outros milhões a agirem.
Foram buscar o nome do navio-bandeira, “Rainbow Warrior” (Guerreiro do Arco-Íris), a uma lenda dos índios norte-americanos Cree. Ela descreve um tempo em que a ganância da humanidade teria feitoadoecer a Terra. Nessa altura, apareceria para a defender uma tribo de pessoas chamadas Guerreiros do Arco-Íris.
Como um dos maiores slogans feito por eles resumia as coisas, “Quando a última árvore for cortada, o último rio envenenado e o último peixe morto, descobriremos que não podemos comer dinheiro..."

História
Em 1971, motivada pelo sonho de um mundo verde e pacífico, uma pequena equipade activistas zarpou de Vancouver, no Canadá, num velho barco de pesca. Esses activistas, fundadores da Greenpeace, acreditavam que um grupo de alguns indivíduos podia fazer a diferença.

Fernando Pereira, fotógrafo freelance, a trabalhar para a Greenpeace. Morreu durante o ataque ao Rainbow Warrior em 1985.
Fernando Pereira, fotógrafo freelance, a trabalhar para a Greenpeace. Morreu durante oataque ao Rainbow Warrior em 1985.
A sua missão era "prestar testemunho" dos testes nucleares subterrâneos dos EUA em Amchitka, minúscula ilha ao largo da Costa Ocidental do Alasca, que é uma das regiões do mundo mais propensas a sismos. Amchitka era o último refúgio para 3.000 lontras marinhas em risco de extinção, e habitat de águias-de-cabeça-branca, falcões-peregrinos e outros animaisselvagens. Apesar do seu velho barco, o “Phyllis Cormack”, ter sido interceptado antes de chegar a Amchitka, a viagem despertou um turbilhão na opinião pública.

Os E.U.A. não deixaram de detonar a bomba, mas a voz da razão fez-se ouvir. Os testes nucleares em Amchitka terminaram nesse mesmo ano, e a ilha foi mais tarde declarada santuário de pássaros.

Actualmente, a Greenpeace é uma organização...
tracking img