Grecia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRÉCIA

Grécia na Antiguidade significava uma região, comum a todas as Cidades-Estados gregas era a crença independente dos regimes políticos a que se submetiam, nos séculos VIII e VII a.C.,as cidades gregas conheceram um grande desenvolvimento urbano.
Esse progresso gerou a queda das monarquias e o inicio de turbulência sociais que acabaram por produzir legislações e famososlegisladores, são numerosas as Cidades-Estados gregas, são numerosos seus legisladores e, em momentos históricos diferentes elas sobressaíram-se individualmente.
Esparta foi uma das primeirasCidades-Estados a surgir na Grécia, fundada no século IX a.C.,ela apresentava três camadas sociais: Os espartíatas que eram os dórios, guerreiros que recebiam educação militar especial, Os Periecos eram osaqueus, tinham boas condições materiais de vida, mas nenhum direito político, Os Hilotas era os escravos de propriedades do Estado, não tinham proteção da lei e sua condição humana era uma das maisinsuportáveis de todo o mundo antigo.
Desde a primeira infância, o espartíata era educado para viver para o Estado. Um bebê, se julgado saudável por uma comissão especial de anciãos, estavaimediatamente sob supervisão publica. As crianças que não eram aprovadas por esse julgamento eram enjeitadas pleo governo e acabavam morrendo ou sendo acolhida por algum hilotas de bom coração.
Aeconomia de Esparta também se transformou a partir do século VII a.C., Os periecos se dedicavam à agricultura e, mais esparsamente, à criação de pequenos animais, ao artesanato, à mineração de ferro e aocomércio. Eles tinham a propriedade de suas terras, mas estas eram sempre as da periferia, não necessariamente as melhores.
O poder passou a ser monopolizado exclusivamente pela Gerúsia, ouconselho de Anciãos, esta era composta por vinte e oito Gerontes cidadãos acima de sessenta anos que tinham cargo vitalício e eram escolhidos por aclamação na Assembléia (composta exclusivamente por...
tracking img