Grandes potencias economicas mundiais: italia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRANDES POTENCIAS ECONOMICAS MUNDIAIS: ITALIA



Tecnólogo em Gestão Comercial– Prática Educativa Módulo II

RESUMO

Este trabalho consiste em um breve relato sobre a Itália, com ênfase na sua economia: principais setores econômicos, produtos produzidos nos setores agrícolas, agropecuária, indústria, importações, exportações, IDH, etc. Busca-se esclarecer aqui, através de dados ecomentários a atual situação econômica da Itália.
Palavras-chave: Economia; Itália.
1 INTRODUÇÃO

Falar sobre economia pode parecer fácil, pois hoje a economia é um assunto recorrente em todas as classes sociais e envolve a todos nós.
Temos grandes economias no mundo inteiro e este trabalho visa tratar de uma delas, a italiana. A Itália é um país europeu localizado no sul do continente, seuterritório é banhado pelo mar mediterrâneo. É um país desenvolvido, ocupando um lugar de destaque no cenário mundial, pois apresenta um dos maiores PIB (produto interno bruto) do planeta. Com o mercado comum da união europeia, e sua moeda forte, o Euro a Itália se destaca em muitos segmentos, da indústria do conhecimento, da moda ou da indústria de serviços. O PIB italiano é próximo ao PIB inglês e ao PIBfrancês e a renda per capita italiana é aproximadamente a mesma renda per capita da Alemanha. Portanto o artigo abrangerá a economia e suas características, lidando com valores monetários ou seja com números representando montantes de riquezas.
A Itália é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longodos Alpes.

Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano.Os Estados independentes de San Marino e do Vaticano são enclaves no interior de Itália, enquanto Campione d'Italia é um enclave italiano na Suíça. O território do país abrange cerca de 300 338 km² e é influenciado por um clima temperado sazonal. Com 60,6 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa da Europa e a 23ª do mundo.Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como a capital do Império Romano e como sede da Santa Sé. Após o declínio dos romanos, a Itália sofreu inúmeras invasões de povos estrangeiros, desde tribos germânicas, como os lombardos e ostrogodos, aos bizantinos e, mais tarde, osnormandos, entre outros. Séculos mais tarde, Itália tornou-se o berço das repúblicas marítimas e do Renascimento, um movimento intelectual extremamente frutífero que viria a ser parte integrante na formação subsequente do pensamento europeu.
Durante grande parte de sua história pós-romana, a Itália foi fragmentada em vários reinos (tais como o Reino da Sardenha; o Reino das Duas Sicílias e o Ducadode Milão) e cidades-estado, mas foi unificada em 1861, após um período tumultuado da história conhecido como "Il Risorgimento" ("O Ressurgimento"). No final do século XIX, através da Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Itália possuiu um império colonial que estendia seu domínio até a Líbia, Eritreia, Somália, Etiópia, Albânia, Dodecaneso e uma concessão em Tianjin, na China.
2 Símbolo3 Localização



A Itália está localizada no sul da Europa e compreende a península itálica e uma série de ilhas, incluindo as duas maiores, Sicília e Sardenha. Situa-se entre as latitudes 35° e 47° N e longitude 6° e 19° E. Embora o país compreenda a totalidade península e a maior parte da bacia sul alpino, alguns do território da Itália se estendem além da bacia alpina e algumas ilhas...
tracking img