Grana, glamour e gospel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Decifra-me ou devoro-te”: interpretando imagens e construindo saber em sala de aula.





PLANO DE AULA














MARCOS ALVES DE ANDRADEVitória da Conquista


2008


A sala de aula é o melhor lugar para se discutir religião


Número de aulas planejadas: Duas.

Objetivos:

Criticar odiscurso dos grupos religiosos.

Analisar a matéria “Grana, glamour e gospel”[1].

Introdução:
A expressão bíblica: “A benção de Deus enriquece e não decepciona”[2] tem motivado muitas pessoas acorrerem atrás de riquezas, valorizando mais o ter do que o ser. Para tais pessoas ser rico é uma bem-aventurança, mas qual é mesmo o papel da religião? A que se propõe a doutrinação religiosa?
Areportagem "Grana, Glamour e Gospel", da Revista Veja, aborda a postura da bispa Sônia Hernandez. Diante do exposto pela mídia, é possível ter uma noção da filosofia de vida dessa religiosa e as implicaçõesde sua postura.
A partir da análise desse projeto de marketing religioso, que bem se adapta à visão de mundo dos emergentes sociais, é possível desencadear uma discussão plausível sobre o papel dareligião em nossa sociedade.
Atividades[3]
    Após a leitura do texto de VEJA, discutir com os alunos os seguintes aspectos:
    - Na opinião da turma, qual é a origem social da maioria dosadeptos da Renascer em Cristo? Eles são "empresários ansiosos por alavancar seus contracheques" ou pessoas humildes que dirigem à bispa "dezenas de cartas com pedidos de emprego"?
    - A igreja Renascerem Cristo é associada ao neopentecostalismo. O que significa pentecostalismo? Ele é exclusivo das igrejas evangélicas ou pode ser usado para setores da Igreja Católica como a Renovação Carismática? Épossível aproximar, em termos de sucesso junto ao público e a mídia, a bispa Sônia Hernandes e o padre Marcelo Rossi, da Renovação Carismática?
    - Que imagem a bispa transmite aos fiéis? A do...
tracking img