Gramsci e a Sociedade Civil

Páginas: 4 (866 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
 Antonio Gramsci nasceu em 1981 e morreu em 1937. Ele era italiano e viveu numa Itália em período bastante complicado. Foi perseguido e preso durante o regime de Benito Mussolini que ao chegar aopoder começou uma perseguição a todos aqueles que seriam uma ameaça ao seu regime. Mussolini era líder do Partido nacional Fascista. Gramsci escreveu entre 1926 à 1937 os que ficaram conhecidos comocaderno de cárcere e publicados após a sua morte. Algo impressionante nessa obra é que ele não tinha livros na cadeia e o que escrevia era baseado na lembrança das suas leituras antes da prisão.
AItália conforme Monasta:
Antes da Primeira Guerra Mundial, a Itália gozou de uma breve e aparente paz social imposta, no fim do século XIX, por governos reacionários; a justificativa para essa “paz” foia “necessidade” das conquistas coloniais.Quem pagou esse preço foram as grandes massas de italianos do sul que migraram para o exterior, para a América ou a Austrália.(MONASTA,2010,p.13)
Logo apósesse período surge Gramsci com seu pensamento marxista e que não é bem recebido pelo governo de Mussolini. Dentre os autores marxistas pode se dizer que ele é o mais estudado no campo educacional.
Asua noção de estado conserva os princípios do pensamento marxiano e marxista. Ele o define da seguinte maneira:
“Ele denomina “sociedade política” a esfera estatal, cuja função é a denominação deuma classe, conformada pelo conjunto de Aparelhos de Coerção e Repressão pelos quais a classe dominante impõe coercitivamente a sua dominação (aparato policial e militar, sistema judiciário eadministrativo)”.(MONTAÑO E DURIGUETO,2010,p.47 e 48)
O estado na visão de Gramsci não é um instrumento bonzinho. Tem seus interesses é vai lutar por eles. O estado da policia, o judicário e administrativopara conseguir seus objetivos. Em outras palavras pensa em leis que o favoreça, cria meios de controlar a chamada violência urbana com o discurso que precisa cuidar da população, mas que na verdade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gramsci e sociedade civil
  • Sociedade civil e Gramsci: desafios téoricos e práticos
  • Resumo: “a sociedade civil em gramsci e a construção da democracia participativa
  • OPOSTO QUE NÃO SE ATRAEM: A SOCIEDADE CIVIL PARA GRAMSCI E OS NEOLIBERAIS
  • Sociedade civil em Gramsci- Ventura e desventura de um conceito
  • Gramsci, hegemonia e cultura: suas relaçoes com a sociedade civil e a sociedade politica
  • Sociedade civil e sociedade civil organizada
  • Da sociedade em massa a sociedade civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!