Gramatica e suas implicaturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A GRAMÁTICA E SUAS IMPLICATURAS.

RESUMO

O enfoque deste trabalho é mostrar conhecimentos sobre língua, linguagem e língua materna relacionando-a com a gramática e trazendo as visibilidades que geram suas implicações no cotidiano das pessoas. A língua materna, a lingüística e a gramática estão sempre interligadas, não apenas na escola mas no meio social em que as pessoas estão inseridas; osfalantes de uma língua estarão sempre influenciando e continuaram sendo influenciados no decorrer de suas vidas, e assim irá haver um real significado concreto do verdadeiro ensinar e aprender. Na escola ao ensinar a língua materna é necessário saber dos conceitos da gramática, analisando os fenômenos lingüísticos, sem discutir as questões de isto é correto ou incorreto, e sim mostrar aos falantesda língua como ela é utilizada.

Palavras chaves: Ensino; Gramática; Língua Materna.

1 INTRODUÇÃO

O individuo fazendo parte de uma sociedade, em média aos dois anos de idade já está iniciando a utilização de sua língua materna e a gramática que está aplicada à ela, sem se dar conta de toda sua complexidade. Quando aprende a ler e escrever, por volta dos seis anos, tem autonomia paracompreender o significado do que lê ou do que escreve, e isto reflete diretamente no desenvolvimento de sua comunicação oral afetando o aspecto social e o meio em que está inserido. A escola e o professor têm função determinante neste processo, mas não podemos deixar de levar em consideração a responsabilidade da família que envolve este individuo, pois é nela, que ele terá o seu primeiro contatolingüístico.

É importante o conhecimento de códigos, signos, símbolos e da escrita, para um estudo aprofundado da linguagem, mas é essencial a sua compreensão para que seja efetivada a comunicação.
A língua e sua gramática são uma criação social da mais alta importância, são por excelência o veiculo do conhecimento humano e a base do patrimônio cultural de um povo. (CEGALLA, 1996).

2 LINGUAGEM,LÍNGUA E GRAMÁTICA

No início da história da humanidade, a linguagem mudou a função do cérebro humano, oferecendo possibilidades para expandir a inteligência humana. A língua possibilitou aos nossos ancestrais passar para o pensamento abstrato, à medida que progrediram na indicação dos objetos para sua nomeação e referência a eles em sua ausência. A leitura possibilitou aos seres humanosconhecerem objetos, lugares, processos e conceitos. É através da capacidade de pensar com as palavras de uma língua, que os seres humanos podem lembrar, analisar, resolver problemas, planejar o futuro.

A linguagem é considerada uma função biológica, podendo ser aperfeiçoada e compreendida através das relações que temos com o meio social ao qual fazemos parte, tanto familiar, escolar ou de umasociedade.

A língua pode ser considerada como um instrumento de comunicação básico para qualquer sociedade e apesar de variações, ela não perde suas características gerais, ter uma língua significa muito mais do que conhecer e utilizar suas regras gramaticais corretamente, significa poder compreender a si mesmo, suas relações sociais e o mundo que essa língua representa.

A gramática possuinumerosos sentidos, desde o mais restrito, como a gramática escolar, ou aquela que pretende dar normas do bom uso de uma língua, até ao mais amplo e muito mal definido, como parece na gramática histórica e comparada. A gramática representa para Chomsky (1989), em primeiro lugar, o conjunto de regras, tal como existe na mente do falante e que condiciona o seu uso lingüístico. Entretanto, Chomsky empregade igual maneira este termo para designar a teoria que o lingüista tenta elaborar para explicar este conjunto de regras. Neste segundo sentido, a gramática não é mais do que uma tentativa de sistematizar e codificar os dados lingüísticos é o estudo ou tratado dos fatos da linguagem, falada e escrita, e das leis naturais que a regulamentam.

3 TIPOS DE GRAMÁTICA

A gramática registra a...
tracking img